terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

20 Razões para Evitar o Sexo Antes do Casamento

O sexo pré-matrimonial (ou extra-matrimonial) é sempre um plano perdedor! Deus é claro ao afirmar que a Sua maravilhosa oferta de intimidade física deve ser reservada para os limites do casamento. Dentro desses limites, o relacionamento sexual é uma dádiva que abençoa um casal e uma família de forma abundante. Fora desse compromisso bíblico, o relacionamento sexual é sempre destrutivo, vazio, e pecaminoso. A palavra que Deus usa para isto é "prostituição" (ou fornicação) - I Coríntios 6:18 "Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo."


Em toda a minha actividade de aconselhamento, nunca conheci ninguém que estivesse satisfeito por ter cometido fornicação. Depois do acontecimento, existe SEMPRE arrependimento. Aqui vai uma pequena lista de porquê que a fornicação é sempre uma má ideia:

1. É uma quebra das leis de Deus e uma desonra para Ele - procure numa concordância as vezes que a palavra "fornicação" (ou "prostituição) aparece na Bíblia. Poderíamos parar aqui - é tudo o que precisamos saber.

2. Representa um enorme risco físico - doenças e outras complicações são muito comuns entre os que se deixam envolver por esse estilo de vida.

3. Representa um enorme risco emocional - uma união física e emocional sem que exista um compromisso espiritual nunca é uma experiência ganhadora.

4. Representa um enorme risco espiritual - entristecer o Espírito Santo e ofender um Deus Santo significa que abrimos mão do melhor que Deus tem. Nunca ganhamos quando desonramos a Deus.

5. É complicado, causador de culpa, não satisfaz, e não é representativo da intenção original de Deus - por isso é que é uma cultura que procura continuamente a satisfação através de novos parceiros e relacionamentos.

6. É uma desilusão a nível físico, emocional e espiritual - a única intimidade física que excede as expectativas é aquela que é baseada num compromisso de longo alcance e crescimento matrimonial.

7. Cria uma união espiritual/emocional sem compromisso - isto apenas produz ressentimento, amargura, e um sentimento de que se está a ser usado. É como se dissesse algo como, "Não te amo o suficiente para me comprometer contigo, mas amo-me o suficiente para te usar."

8. Destroi a confiança - a melhor forma de ter confiança num casamento é manter-se puro antes de se casar. Aprender a ter um compromisso com Cristo (em pureza) é a melhor forma de aprender a ser comprometido para com um cônjuge.

9. Cria ressentimento e frustação - foi criado para acontecer dentro de um compromisso de  casamento e de amor pelo outro. Fora disso, a fornicação apenas parte o coração e fere a alma.

10. Deixa-o vazio e à procura de amor verdadeiro - a intimidade física não cria um relacionamento amoroso e comprometido, ela é o que resulta de um relacionamento assim.

11. Desvaloriza a futura intimidade do seu casamento - a intimidade é "só nós os dois." Os relacionamentos pré-matrimoniais destroem isso ainda antes de acontecer.

12. Impede a maior das intimidades no casamento - o relacionamento matrimonial mais puro e realizador é aquele que nunca será tocado por relacionamentos anteriores. (Se falhou moralmente, não perca a esperança. Tome posse da graça de Deus, e comece a proteger o seu casamento futuro ainda hoje abstendo-se de mais fornicação.) Jesus não o envergonha, mas Ele iria dizer-lhe, "vai e não peques mais."

13. Coloca a pessoa num caminho de experiência sexuais que não a realizam - a fornicação é uma espiral descendente de relacionamentos que nunca são satisfatórios.

14. Tenta ser um atalho para a plano de Deus de casamento e família - transforma a grande oferta de Deus da família e do amor numa experiência barata e numa busca egoísta pelo prazer.

15. Impede-o de ter o relacionamento sexual mais realizador - enquanto uma pessoa "dorme por aí", NÃO se está a preparar para o maravilhoso relacionamento de uma vida que Deus planeou.

16. Aumenta os desejos sexuais e torna-os insaciáveis - pensar com as hormonas faz com que elas assumam o controlo de forma desgovernada.

17. Coloca a carne e as hormonas no controlo da sua vida - você é mais do que uma reacção química que procura ser satisfeita. Não deixe que a sua vida seja controlada por desejos físicos. Submeta esses desejos ao Espírito Santo, e deixe que eles sejam cumpridos no tempo de Deus e da maneira de Deus.

18. Faz com que existam crianças sem lares fortes - Deus quer que este relacionamento crie uma família com um fundamento de compromisso e amor para a vida toda.

19. Alimenta a indústria do aborto - o relacionamento ilícito cria filhos não desejados que criam a "indústria do aborto".

20. Não pode ser feito de forma segura - não importa o que diz a cultura - sexo seguro é um homem, uma mulher, comprometidos pelo casamento, para o resto das suas vidas.

Se nunca cometeu fornicação, Deus tem uma mensagem simples para si - NÃO O FAÇA (Efésios 5:3). Se está a cometer fornicação, Deus também tem uma mensagem simples para si - PÁRE (Actos 15:29).

Deus é quem oferece a maravilhosa dádiva do casamento. Ele é o Criador da vida, amor, casamento, e do sexo. Obedecer ao Seu plano é sempre o caminho certo e sempre abençoado.

E uma vida de maravilhosa intimidade no casamento é uma coisa mais...

VALE BEM A PENA ESPERAR!

(Título Original: 20 Reasons to Avoid Premarital Sex; Autor: Cary Schmidt; Traduzido com autorização do autor.)          

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Apresentação (IV) - O Potencial de Um Evento Assim





Este ano com a nossa Campanha de Evangelização e porque sabemos as dificuldades e incertezas que muitos à nossa volta estão a passar, queremos pôr toda a cidade a falar de esperança. Acreditamos que se trata de muito mais do que uma palavra do dicionário. A esperança é uma realidade na vida de todos aqueles que tomaram a decisão de aceitar Jesus nas suas vidas. Aqueles que recebem um tesouro assim não o devem querer só para si. Assim, é natural que aqueles que descobrem a esperança, queiram partilhá-la com os outros à sua volta. Neste último texto de apresentação da Campanha de Evangelização deste ano, gostaria que pensássemos brevemente sobre o potencial de uma campanha assim.

É óbvio que aqueles que já têm a certeza do perdão e vida eterna sonham com a cidade de Albufeira, toda ela, a receber a Pessoa de Jesus Cristo. Seria bom que, como resultado desta campanha, víssemos vários milhares de albufeirenses a rejeitar o medo, a superstição e a dúvida. A deixarem de confiar em si mesmos, numa qualquer religião ou filosofia e a confiarem apenas em Jesus. Será que é realista pensar assim? Talvez não seja, mas gostaria de compartilhar qual a nossa visão acerca do potencial desta campanha.

Em primeiro lugar, iremos trabalhar para que hajam decisões. O que é que isso significa? Temos estado a orar para que pelo menos uma pessoa que entre naquele Pavilhão sem esperança de perdão, paz e vida eterna, possa naquela mesma hora e local, tomar a decisão de receber a salvação que está disponível gratuitamente em Jesus. Esta parte do trabalho não está nas nossas mãos. É Deus que chama para a salvação. Este é o maior milagre que temos esperança de ver no dia 10 de Fevereiro, mas é algo que é entre Deus e o pecador. Na campanha de 2011, apesar de termos uma sala completamente cheia, apenas uma pessoa tomou esta decisão. Derrota? Nem pensar! Uma alma vale mais que o mundo inteiro.

Depois, iremos colocar-nos ao dispôr de toda a comunidade. São vários os problemas que nos rodeiam, muitos deles encobertos, relacionamentos, família, ajuda alimentar, dependência, solidão. Por vezes as pessoas precisam apenas de um ombro amigo. Ora bem, queremos colocar-nos ao serviço da nossa cidade. São muitas as pessoas que têm sido ajudadas e que agora querem ser elas a ajudar.

Finalmente, compartilhamos estas boas notícias com a nossa cidade pois acreditamos que esta é a missão de qualquer igreja local, fiel à Palavra de Deus. Esta mensagem transformadora que anda mudar vidas há 2000 anos, está agora a ser proclamada em Albufeira. Esta igreja de Albufeira é uma igreja 100% independente. Os membros de Albufeira tomam todas as suas decisões e obedecem apenas perante a Bíblia. Este sempre foi o plano de Deus. Depois, esta igreja irá (talvez através de uma campanha assim) ajudar a formar outras igrejas em lugares onde elas não existam. Essas igrejas irão, por sua vez, anunciar a esperança onde estão. E assim sucessivamente. Este é o potencial. Queremos tentar mudar o mundo através da esperança que Jesus oferece. Uma pessoa de cada vez. Aceita o desafio?  


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Apresentação (III) - A Música do Evento






Tenho um amor muito grande por música. Acredito que a música tem em si mesma, sem que se adicionem quaisquer palavras, o poder de transmitir emoções e de comunicar uma mensagem. No dia 10 de Fevereiro, quando tivermos o nosso evento de esperança no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, uma coisa que queremos ter é boa música. A primeira coisa que sempre faço quando estou a planear estas Campanhas é convidar o director musical. Ele é a pessoa que vai coordenar todo este processo. Pelo segundo ano consecutivo, o director musical da Campanha é o Pr. Allen Newton. Ele é nascido nos Estados Unidos e um estudante da história, teoria e prática musical. Actualmente, ele é o pastor da Missão IBEV em Castelo Branco e director do Centro de Acampamentos "Monte das Oliveiras". O Pr. Allen Newton é também solista no Orfeão de Castelo Branco. Gostaria que todos soubessem, portanto, que no dia 10 haverá muita e boa música. Deixem-me partilhar convosco, 4 pensamentos sobre a música que fará parte do evento.

Em primeiro lugar, não queremos que a música seja apenas algo a que se assiste. Apesar de termos alguns números de música especial, todos os presentes serão convidados a participar na maior parte da música do evento. Ninguém pense que não serve para cantar. Numa sala cheia de gente a cantar a mesma coisa não existem más vozes. É algo que fazemos em conjunto. Iremos cantar para Deus e sobre Deus. Iremos cantar belas melodias, arranjos e poemas.

Em segundo lugar, não queremos que a música seja apenas emoção. Neste tipo de eventos, existe a tentação de cantar as mesmas palavras, vezes sem fim, para se produzir uma emoção de forma artificial. Quero que saibam que não é esta a visão desta Campanha. Jesus é real. A salvação, paz e perdão que Ele oferece são reais. A esperança que aqueles que já O seguem vivem é muito real. Assim, não precisamos de produzir emoções. As emoções vêm naturalmente quando somos convidados a reflectir nas grandes verdades da Palavra de Deus. 

Depois, não queremos que a música seja difícil de entender. Não teremos no nosso evento instrumentos ruidosos, sistemas de som poderosos, ou letras confusas. Acreditamos que a música deve ser de tão boa qualidade que possa ser entendida por todos. Afinal de contas, acreditamos que a mensagem de Jesus produz esperança nas vidas de todas as pessoas, de todas as idades.

Finalmente, não queremos que a música esteja desligada da mensagem da esperança. Iremos escutar e cantar sobre o perdão, paz, vida, salvação, ressurreição e esperança. Não queremos que a música seja apenas uma forma de "matar" o tempo até à mensagem. Acreditamos que, no dia 10 de Fevereiro, Albufeira irá escutar, através de música de qualidade, que, "É Possível Ter Esperança!"

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Apresentação II - O Local do Evento


A Campanha de Evangelização decorrerá na cidade de Albufeira, entre os dias 5 e 10 de Fevereiro. No entanto, o seu evento principal será na sexta-feira, dia 10 de Fevereiro, pelas 21:00. Este evento de esperança (como o estamos a chamar) decorrerá no pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Albufeira. Dificilmente poderia haver melhor lugar para falar de esperança. Este é o lugar ideal por várias razões.

Em primeiro lugar, é um lugar central e fácil de encontrar. Mesmo aqueles que vierem de outros lugares, não terão dificuldades em encontrar os BVA.

Depois, trata-se de um lugar querido à comunidade de Albufeira. Os albufeirenses são gratos pelo trabalho exemplar da sua corporação de bombeiros voluntários e demonstram-no repetidamente. Uma vez que vamos aproveitar a noite do dia 10 para levantar um donativo para os BVA, esta é apenas mais uma das boas razões para estarmos presentes.

Finalmente, no dia 10 de Fevereiro, vamos falar de esperança. Da mesma maneira que os Bombeiros estão muitas vezes prontos a darem a sua vida pelo bem da população, iremos falar Daquele que deu a Sua vida para que pudessemos ter verdadeira esperança. Jesus Cristo morreu por nós para que pudéssemos levantar a cabeça e encontrar vida, paz e perdão dos pecados.

No dia 10 de Fevereiro ajude e seja ajudado! É Possível Ter Esperança!