quarta-feira, 1 de julho de 2015

[Autor Convidado] Em Defesa das Viagens Missionárias - Chris Stansell


Chris Stansell é evangelista na Igreja Baptista Southhaven, na cidade de Springfield, estado do Tennessee, nos Estados Unidos. Ele já pregou e cantou em mais de 3000 igrejas em 49 estados norte americanos e 36 países diferentes. Está casado com a sua esposa Kim há 25 anos. Foi uma honra para nós ter conhecido o irmão Chris quando este visitou a nossa igreja há alguns anos. Ele tem sido, desde essa altura, um amigo do nosso ministério.

Em 1982 tive a oportunidade de realizar a minha primeira viagem missionária. Na altura fazia parte de uma equipa de uma Universidade Cristã. Pregámos e cantámos numa cidade perto da fronteira com o Texas. O pastor levou-nos ao México durante dois dias. O que me aconteceu foi a própria definição de um “abrir de olhos.” Tal como a frase indica, aquela experiência foi para mim um abrir de olhos que mudou a minha vida. Encontrei pessoas que viviam num país onde não haviam igrejas, eles não tinham o evangelho à disposição, e não tinham a mesma cultura que eu tinha.

Cada uma destas verdades é muito importante quando tentamos obedecer ao que habitualmente chamamos de Grande Comissão. Levar o evangelho a cada criatura é fundamental! A Bíblia diz em Lamentações 3:51 “Os meus olhos entristecem a minha alma”. Quando vemos pessoas em necessidade isso ordena ao nosso coração que tenha compaixão. Quando se tem compaixão pelas almas das pessoas isso ordena as nossas acções para que lhes mostremos essa compaixão dando-lhes o evangelho na esperança que eles recebam Jesus Cristo como seu Salvador. Afinal de contas, quando amamos as pessoas como Jesus as amou na terra desejamos vê-las redimidas e a caminho do Céu!

Ensino, prego e encorajo todas as pessoas a fazerem uma viagem missionária seja aonde for para verem a necessidade das almas perdidas. Tive o privilégio de ir a Portugal e estar com o irmão Mark há alguns anos atrás. Posso dizer com sinceridade que a minha preocupação para com os países de Portugal e Espanha mudou. O pouco tempo que estivemos nessa altura em Espanha motivou-me e deixou sementes no meu coração. Agora, há menos de um ano atrás fiz uma viagem missionária a Espanha e ministrei ali com três missionários diferentes que ali estão. Parte da razão por que voltei, foi por que vi em primeira mão a necessidade que havia.

Também oro pelo irmão Mark de uma forma muito mais informada porque vi-o pastorear uma igreja de língua portuguesa e uma igreja de língua inglesa. Quando preguei na sua igreja vi o coração que ele tinha para com as pessoas que Deus lhe havia dado. Ali ouvi muitas ilustrações acerca das centenas de vilas, aldeias e cidades que nunca tiveram uma boa igreja em centenas de anos de história. É algo poderoso quando se vê a necessidade.

Recentemente um grupo da minha igreja foi até Portugal e viu o ministério ali. Já falei com três dos homens que integraram esta viagem. Todos eles têm uma preocupação completamente diferente em relação à necessidade que o país de Portugal tem de ouvir o puro evangelho.

Deus tem sido muito bom para mim e tem-me deixado pregar para muitos missionários em algumas dezenas de países diferentes. Posso dizer-vos, pela minha observação pessoal, que para mim é muito difícil fazer menos do que o meu melhor e ir o mais longe que conseguir para espalhar o evangelho, e para ajudar missionários a espalharem o evangelho, e encorajar as igrejas e os cristãos que estão a enviar os missionários. Encorajo-vos humildemente a fazerem o mesmo. Existem centenas de missionários em seis continentes. Eles gostariam muito que fosse até eles e os visitasse, que se colocasse ao seu lado e os ajudasse no ministério. Você certamente seria uma bênção para eles. Isso também seria de grande bênção para si pois estaria a servir ao Senhor de uma maneira mais profunda!

Chris Stansell
Missionário/Evangelista
Nashville, Tennessee
Estados Unidos

      

Sem comentários:

Enviar um comentário