sábado, 21 de junho de 2014

Pastor Lenildo Monteiro

Lenildo e eu
Quero escrever algumas palavras sobre o meu amigo, Pr. Lenildo Monteiro. Ele não precisa que eu escreva esta recomendação, pois a sua vida e ministério dão testemunho suficiente. Também é importante que fique claro que ele não me pediu, nem sequer sabe que o estou a fazer, que eu escrevesses este texto. Ele nem que se chame muito a atenção sobre ele. No entanto, acho importante nesta altura escrever algumas coisas sobre este meu amigo.
Conheci o Pr. Lenildo em 2005. Nessa altura eu estava no início do meu ministério, e ele tinha vindo a Portugal para trabalhar durante alguns meses. Ele tornou-se imediatamente uma das presenças mais fiéis nas actividades da nossa igreja. Para além de estar em todos os cultos da igreja, acompanhava-nos também no trabalho semanal que desenvolvíamos em Armação de Pêra. Quando chegou a altura de ele voltar para o Brasil, pouco tempo depois, senti a falta dele.
Porque ele tinha família na nossa igreja, continuei a receber notícias dele e vi que havia a possibilidade de um dia o Pr. Lenildo voltar para viver em Portugal, desta vez com toda a sua família.
Finalmente, o dia chegou. Primeiro ele, depois a família. Mais uma vez foi imediata a ligação do Pr. Lenildo, e da sua família, a todos os ministérios da igreja.
Quando recomeçámos as aulas do Instituto Bíblico Esperança Viva, o Pr. Lenildo foi o nosso primeiro aluno. Ele completou todas as tarefas e todos os estudos de forma dedicada. O seu crescimento, em doutrina e utilidade no ministério, foi facilmente observado e reconhecido por todos. Depois de anos de estudo, o Pr. Lenildo recebeu o seu diploma em Estudos Bíblicos e Pastorais. Queremos mais alunos assim. Acho que o treinamento de pastores e obreiros, ao mesmo tempo que os envolvemos nas actividades da igreja, é o modelo ideal de treinamento e um que tenciono continuar a usar no futuro. A minha oração é que eu possa ver uma geração inteira de novos pastores que seja usada por Deus para mudar a face do nosso país.
Para além dos seus estudos e ministérios na IBEV, eu e o Pr. Lenildo desenvolvemos uma amizade e ligação pessoais. Dou graças a Deus por poder tê-lo como amigo.
O dia chegou em que a igreja se propunha consagrar o Pr. Lenildo para o trabalho do evangelho. Convidei um grupo de pastores idóneos para o examinarem diante de toda a igreja. Penso que o que espantou a maioria das pessoas presentes naquele evento, foi o conhecimento que o Pr. Lenildo demonstrou ter das Escrituras. Ao longo de todo o exame, foram muitos os versículos que foram citados de memória por este nosso irmão. No final, o concílio recomendou à igreja que ele fosse consagrado e foi o que a igreja fez por unanimidade no dia seguinte.
Desde Agosto que o Pr. Lenildo desempenha na IBEV as funções de pastor assistente. No entanto, devido à minha ausência, é ele quem efectivamente tem desempenhado todas as funções do pastor principal da igreja. Deus tem mostrado a Sua graça sobre a sua vida e ministério. Almas têm sido salvas e novos membros foram acrescentados à igreja.
O Pr. Lenildo cedo deixou a escola para começar a trabalhar. A vida assim o exigiu. Ele é o primeiro a reconhecer que tem algumas dificuldades na Língua Portuguesa. Temos um plano em marcha para desenvolver essa área e o Pr. Lenildo continua dedicado nos seus estudos. Penso que as melhorias são visíveis e que o desenvolvimento continuará.
Este texto já vai muito longo mas queria que todos soubessem da capacidade de trabalho, humildade, dedicação à família e ao ministério que são marcas da vida deste servo do Senhor.
Não existem pessoas perfeitas. Todos somos pobres pecadores perdidos e inúteis. Se não fosse a graça de Deus, todos estaríamos perdidos por igual. Reconhecemos na vida do Pr. Lenildo aquilo que o Senhor tem feito por ele.
O Pr. Lenildo Monteiro é, na minha opinião a pessoa, dada por Deus, para continuar à frente da igreja de Albufeira. As minhas orações, nesta semana que amanhã começa, estão com a nossa igreja de uma forma especial.

1 comentário: