quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O que é o Dia de Acção de Graças (Thanksgiving)


É um dos maiores feriados nos Estados Unidos e Canadá (apenas o Natal é maior). Tem como objectivo juntar as famílias para que todos pensem em todas as razões que têm para estar agradecidos. No Dia de Acção de Graças é comum as pessoas perguntarem umas às outras "que razões tem para dar graças este ano?" Num mundo cheio de problemas e preocupações, se não pararmos para pensar nas coisas boas que temos, torna-se muito fácil deixar que as as coisas que estão mal tomem conta dos nossos pensamentos e da nossa vida.

Em Portugal não temos o feriado de Acção de Graças, mas podemos, mesmo assim, tirar um dia para agradecer por tudo o que temos. Quer seja pela família, amigos ou saúde, quer seja por ter um lugar para morar e comida na mesa, certamente que todos temos razões para estarmos gratos.

Sábado, dia 29 de Novembro, pelas 13:00 no Monte das Oliveiras em Castelo Branco, iremos juntar-nos para celebrarmos o Dia de Acção de Graças. Teremos tudo o que manda a tradição dos Estados Unidos, incluíndo o peru assado no forno. Convidamos todos os interessados a juntarem-se a nós nesta celebração de gratidão. Poderá também convidar outros a estarem presentes. Mande a sua confirmação até ao dia 25 de Novembro para pastor@ibev.pt.

Eis algumas informações sobre o Dia de Acção de Graças (fonte: Wikipedia):

Primeiramente, o dia de Ação de Graças era comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, na região da Nova Inglaterra, eram festivais em agradecimento às boas colheitas realizadas no ano. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é comemorado no outono (do hemisfério norte), após a colheita ter sido recolhida e atualmente é comemorado na última quinta-feira de novembro.
O primeiro deles foi celebrado em PlymouthMassachusetts, os colonos que fundaram a vila em 1620, no ano seguinte, depois de más colheitas e inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta safra em anos anteriores, a festa foi marcada no início do outono 1621. Homens de Plymouth mataram patos e perus. Outros alimentos que faziam parte do cardápio foram peixes e milho. Cerca de noventa índios também participaram do festival. Todos comeram ao ar livre em grandes mesas.
No entanto, durante muitos anos, Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos estados, como Nova YorkMassachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados UnidosAbraham Lincoln, declarou que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças.
Mas em 1939, o presidente Franklin Delano Roosevelt instituiu este dia será celebrado na terceira semana de novembro, a fim de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal (na época, era considerado inapropriado para produtos publicitários à venda antes do dia de Ação de Graças ). Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 estados adotaram a medida instituída por Roosevelt e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas quintas-feiras (a terceira e a quarta semana de novembro ) como Dia de Ação de Graças. O Congresso dos Estados Unidos, para resolver esse impasse , então instituiu o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro e que seria um feriado nacional.
Tanto os Estados Unidos e no Canadá , Dia de Ação de Graças é geralmente um dia quando as pessoas usam seu tempo livre para estar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, orações e reuniões nas igrejas.
O Dia de Ação de Graças é comemorado com grandes desfiles e também nos Estados Unidos, com a realização dos jogos de futebol. O prato principal do Dia de Ação de Graças geralmente é peru, o que dá ao Dia de Ação de Graças o apelido de "Dia do Peru".

Sem comentários:

Enviar um comentário