segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Apresentação (III) - A Música do Evento






Tenho um amor muito grande por música. Acredito que a música tem em si mesma, sem que se adicionem quaisquer palavras, o poder de transmitir emoções e de comunicar uma mensagem. No dia 10 de Fevereiro, quando tivermos o nosso evento de esperança no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, uma coisa que queremos ter é boa música. A primeira coisa que sempre faço quando estou a planear estas Campanhas é convidar o director musical. Ele é a pessoa que vai coordenar todo este processo. Pelo segundo ano consecutivo, o director musical da Campanha é o Pr. Allen Newton. Ele é nascido nos Estados Unidos e um estudante da história, teoria e prática musical. Actualmente, ele é o pastor da Missão IBEV em Castelo Branco e director do Centro de Acampamentos "Monte das Oliveiras". O Pr. Allen Newton é também solista no Orfeão de Castelo Branco. Gostaria que todos soubessem, portanto, que no dia 10 haverá muita e boa música. Deixem-me partilhar convosco, 4 pensamentos sobre a música que fará parte do evento.

Em primeiro lugar, não queremos que a música seja apenas algo a que se assiste. Apesar de termos alguns números de música especial, todos os presentes serão convidados a participar na maior parte da música do evento. Ninguém pense que não serve para cantar. Numa sala cheia de gente a cantar a mesma coisa não existem más vozes. É algo que fazemos em conjunto. Iremos cantar para Deus e sobre Deus. Iremos cantar belas melodias, arranjos e poemas.

Em segundo lugar, não queremos que a música seja apenas emoção. Neste tipo de eventos, existe a tentação de cantar as mesmas palavras, vezes sem fim, para se produzir uma emoção de forma artificial. Quero que saibam que não é esta a visão desta Campanha. Jesus é real. A salvação, paz e perdão que Ele oferece são reais. A esperança que aqueles que já O seguem vivem é muito real. Assim, não precisamos de produzir emoções. As emoções vêm naturalmente quando somos convidados a reflectir nas grandes verdades da Palavra de Deus. 

Depois, não queremos que a música seja difícil de entender. Não teremos no nosso evento instrumentos ruidosos, sistemas de som poderosos, ou letras confusas. Acreditamos que a música deve ser de tão boa qualidade que possa ser entendida por todos. Afinal de contas, acreditamos que a mensagem de Jesus produz esperança nas vidas de todas as pessoas, de todas as idades.

Finalmente, não queremos que a música esteja desligada da mensagem da esperança. Iremos escutar e cantar sobre o perdão, paz, vida, salvação, ressurreição e esperança. Não queremos que a música seja apenas uma forma de "matar" o tempo até à mensagem. Acreditamos que, no dia 10 de Fevereiro, Albufeira irá escutar, através de música de qualidade, que, "É Possível Ter Esperança!"

1 comentário:

  1. Acho que para além da musica ter esse poder de trasmitir emoções e comunicar a mensagem. Muitas vezes cantando é mais facil, mais alegre e interioriza-se melhor a mensagem do que ficar a ouvir em forma de um discurso.Adoro musica ainda mais a que me traz a paz interior. Se Deus quiser la estarei no dia 10. Amén.

    ResponderEliminar