quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Ministério de Jovens Sustentável (Parte 7)


·      Os ministérios de jovens sustentáveis são aqueles que são organizados de forma a que cada aluno tenha vários adultos no ministério a quem possa recorrer. É um enorme erro desenvolver uma estratégia de “conselheiro único”. Não é ninguém que tenha tempo para tudo. Cada voluntário do ministério de jovens de receber treino e encorajamento para que possa ser uma influência cristã positiva.
·      O trabalho de recrutar voluntários para o ministério de jovens é dos mais importantes para o líder de jovens.
o   Muitas vezes comete-se o erro de pensar que ninguém que ajudar e que temos de fazer tudo sozinhos.
o   Muitos que se queixam que não conseguem arranjar quem os ajude, não dedicam qualquer tempo durante a semana em chamadas, emails, ou conversar para tentar apresentar o ministério e convencer alguém a ajudar.
o   O recrutamento um a um, através de uma lista preparada com antecedência, é melhor do que fazer um apelo geral no Boletim, ou no culto da igreja. Por vezes as pessoas que respondem a estes apelos gerais não são as melhores pessoa para ajudar com o ministério. Podemos até estar a dar uma oportunidade a pessoas com más intenções e temos de estar atentos. Também não é boa ideia dar a ideia que o ministério de jovens está desesperado por ajuda. Servir ao Senhor é sempre um privilégio.
o   Assim, recomenda-se que o líder de jovens dedique pelo menos cinco horas por semana em esforços de recrutamento. Recrutar ajuda é difícil, não há atalhos, mas o trabalho árduo dá sempre bons resultados.
·      Eis alguns conselhos para o processo de recrutamento de voluntários num ministério de jovens sustentável.
o   Comece o mais cedo possível a preparar o ano seguinte
o   Tenha uma lista com vários nomes para as diversas posições a ocupar:
§  Professores de EBD
§  Ajudantes de EBD
§  Líderes de grupos de jovens
§  Líderes de pequenos grupos
§  Companheiros de oração
§  Líderes de retiros
§  Coordenadores de eventos
o   Depois de recrutado, a função do líder de jovens é dar ao voluntário toda a ajuda que ele necessita para se desenvolver. O melhor líder é aquele  que acrescenta valor àqueles que estão à sua volta. O líder de jovens ensina, encoraja e celebra os feitos daqueles que aceitam dar do seus tempo ao ministério de jovens.
·      Um ministério de jovens sustentável é aquele que promove uma cultura de amizade em que a primeira visita de um jovem a qualquer das suas actividades seja uma experiência significativa. Deve ser dada atenção a todos os elementos que compõem as actividades do ministério de jovens:
o   Saber como chegar à igreja
o   A entrada na igreja
o   Saber com facilidade onde é o lugar da reunião
o   A entrada na sala da reunião
o   Ligar o visitante imediatamente a um aluno em especial
o   O preenchimento do cartão de visitante
o   Encontrar um lugar para sentar
o   A participação na actividade
o   Ir embora com algo em concreto na mão.
o   Ir embora sabendo como encontrar respostas sobre o ministério de jovens.
o   Escolher voltar

o   Sentir-se querido depois de se ir embora

Sem comentários:

Enviar um comentário