domingo, 25 de setembro de 2011

O Relógio não Pára

Tive um professor que recusava usar relógio. Ele dizia que nunca iria permitir que uma máquina o escravizasse. Ele não queria que um aparelho insignificante lhe dissesse o que ele tinha de fazer e quando tinha de fazê-lo. Penso que era uma forma de negação do óbvio. A passagem do tempo não deixava de existir apenas porque ele não usava relógio. Era também uma manifestação do orgulho humano. Mesmo parecendo ridículo, o ser humano quer lutar contra o óbvio. O homem quer fazer o seu próprio destino quando é evidente que o destino não está nas nossas mãos.


Em Génesis 11:10-26, encontramos uma sucessão de nomes e a quantidade de tempo que cada um viveu. Aos olhos dos homens, trata-se de uma sucessão cronológica insignificante. Nas mãos de Deus, cada nome é importante. Não há ninguém que nasça sem que Deus tenha para essa pessoa um plano. Apenas atingimos o nosso potencial quando nos colocamos no controlo do Criador. Cada uma das pessoas mencionadas nesta lista teve as suas lutas, as suas vitórias o seu percurso. No entanto, apenas conhecemos os seus nomes hoje porque estas pessoas fizeram parte do plano de Deus para a salvação do mundo. Se entendermos isto, iremos também entender como é que estes nomes fazem parte da nossa salvação e como os nossos nomes podem fazer parte da salvação da geração que vem depois de nós.


A Importância do Passado
Em Génesis 3:15, Deus tinha prometido que a salvação do mundo viria pela semente da mulher. As geneologias do Antigo Testamento são importantes por causa disso. Será que Deus iria conseguir cumprir a Sua promessa? Num mundo tão hostil cheio de guerras, fomes, perseguições e dificuldades, seria possível manter a sucessão genética de um povo, até chegar à altura certa de nascer o Salvador? Se lermos o Antigo Testamento, econtramos imensas referências a nações inteiras que desapareceram por completo, mas o povo escolhido de Deus permaneceu sempre e permanece até hoje.

Uma das formas interessantes de ler o livro de Génesis é ir localizando todas as vezes em que a linha da semente é posta em perigo. Mesmo assim, chegamos ao Novo Testamento com uma sucessão contínua de nomes até ao nascimento de Jesus, o Salvador do mundo.


Os nomes que aparecem neste capítulo 11 de Génesis são os mesmos que aparecem em Lucas 3:23-38, onde aprendemos que
  • de Adão a Noé temos 10 gerações: Adão, Sete, Enos, Cainã, Maalalel, Jarede, Enoque, Metusalém, Lameque e Noé;
  • de Sem a Tera temos 10 gerações: Sem, Arfaxade, Cainã, Salá, Éber, Faleque, Ragaú, Seruque, Naor e Tera.
Porque é que isto é significativo, porque após Tera temos Abraão, a quem foi dada a seguinte promessa,


"Que deveras te abençoarei e grandissimamente multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e como a areia que está na praia do mar; e a tua semente possuirá a porta dos seus inimigos. E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz." (Génesis 22:17-18).

Deus estava a chamar a atenção que, apesar de as gerações irem passando, Ele ainda não tinha desistido do Seu plano de salvar o mundo. Tinham havido 10 gerações até Noé, então, 10 gerações após Noé, Deus escolhe um homem para ser o pai dos seus filhos espirituais. Porque o Salvador é descendente de Abraão, então vemos que a história do mundo é a história do plano de Deus para a nossa salvação. Que Deus maravilhoso! Estes nomes, aparentemente insignificantes, foram parte do plano de Deus para resgatar do lodo um triste pecador como eu. O passado é importante quando conseguimos ver nele a mão de Deus.


Quando você escolhe fazer o que está certo na sua vida não o deve fazer apenas para ser visto pelos outros. Estes nomes são desconhecidos para o mundo, mas irão ser lembrados para sempre, pois foram escolhidos para ficarem registados nesta palavra eterna. Aquilo que você faz para Deus, insignificante para o mundo, tem uma importância sem fim. Deus vê até o nosso coração!


"O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos." (Apocalipse 3:5)


A Urgência do Presente
Ao olharmos para estes nomes, obervamos que a tendência era para os anos de vida irem decrescendo (600, 438, 433, 464, 239, 239, 230, 148, 205). Não sei se sentirão o mesmo que eu, mas uma pessoa pode até se esquecer da morte quando todos à sua volta vivem 600 anos, mas a morte estaria bem mais próxima se essa esperança de vida baixasse para os 200 anos em apenas algumas gerações. E hoje? Já não medimos a nossa esperança de vida nas centenas de anos, mas nas dezenas. Tudo isto deve fazer-nos pensar na urgência do presente. 
A verdade é que ninguém pode garantir que irá ver o dia de amanhã. Este pode ser o último texto que tem a oportunidade de ler! A inconstância da vida, deve pesar na hora de tomar decisões. A Bíblia afirma,


"Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece." (Tiago 4:14)


Devemos, então, aproveitar o tempo que temos à mão (é este) para tomar as decisões mais importantes. Não se esqueça: o pecado é uma realidade e afasta-o de Deus, apenas o arrependimento e fé em Jesus o farão entrar na vida eterna. Quem ainda não tem Cristo já está condenado. 

Se você ainda não nasceu de novo, colocando a sua fé em Cristo, este é o momento certo para o fazer. Se você está a adiar aquele passo que o vai colocar de volta na perfeita vontade de Deus, então esta é a altura certa para ter aquele conversa com Deus. O relógio não pára por ninguém! Que orgulhosos somos nós quando pensamos que vamos tirar uma pausa do nosso relacionamento especial com Deus! O tempo não nos pertence.


A Certeza do Futuro 
Quando olhamos para o passado e vemos Quem sempre tem estado no controlo. Quando aproveitamos o presente e nos colocamos exactamente nas mãos do Senhor Criador do tempo, então algo maravilhoso acontece. Passamos a ter certeza em relação ao futuro.

Vivemos numa altura da história em que podemos olhar para trás para textos como estes e ver como Deus estava a agir. Estes eram os antepassados de Abraão! Este, quando já tinha quase 100 anos, não tendo sequer um filho, recebe a promessa de Deus de que seria o pai de uma descendência mais numerosa do que as estrelas do céu! Esta promessa era tão inacreditável (parecia loucura) que a sua esposa riu. Mas quando finalmente nasce o filho deste promessa, os seus pais colocam-lhe o nome de Isaac que significa riso. Eles aprenderam que na nossa pouca fé, podemos rir das promessas de Deus, mas que quem ri por último, ri melhor.

"Como podemos estar seguros do futuro? Não vê os tempos em que estamos a viver?" Vejam o que disse alguém que viva pela fé,

"Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho." (Filipenses 1:21).
"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Romanos 8:35-37)

A forma como Deus tem cumprido a Sua promessa desde Génesis 3:15, prova que Ele é Senhor sobre o tempo. Apesar de todos os ataques, Ele tem sido sempre fiel à Sua promessa. Confie Nele hoje e Ele cuidará do seu amanhã!




 

Sem comentários:

Enviar um comentário