quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

(Devocional) Basta de lamentos! - Ne. 1:1-4

Sexta-feira, 11 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Neemias 1-5*

"As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza, que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo. E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus."
Neemias 1:1-4  

Ao entendermos que só Deus é Senhor, arrependendo-nos dos nossos caminhos e recebendo a Sua salvação, ganhamos uma nova vida. A nova vida que temos em Deus significa que passamos a amar quem Deus ama. É esse amor que faz com que Neemias se interrogue sobre a condição dos judeus que estão em Jerusalém e que sobraram do cativeiro para a Babilónia. Amar quem Deus ama é uma das provas de que somos Seus filhos. As notícias que chegam aos ouvidos de Neemias não são boas. Os judeus que vivem em Jerusalém estão debaixo de grande miséria e estão completamente vulneráveis aos ataques inimigos devido ao estado da muralha da cidade. Ao receber as notícias, Neemias não se conseguiu conter. A sua tristeza foi muita e foi visível. A Bíblia diz-nos que ele se sentou, chorou e lamentou. Ainda por cima ele estava a uma grande distância. Mesmo que estivesse lá, o que poderia ele fazer? Penso que todos nós nos podemos identificar com Neemias. Todos nós já recebemos más notícias, ou nos sentimos abandonados e desiludidos. Esse é um momento da vida que, se não tivermos cuidado, nos torna vulneráveis às tentações. Muitos ter-se-iam ficado pelas lamentações. São muitos à nossa volta que lamentam em voz alta, sem esperança. O crente tem à sua disposição a mesma ferramenta que Neemias usou. Neemias jejuou e orou ao Deus dos céus. A oração não é o último recurso para ser usado em caso de desespero. A oração deve ser a respiração do crente em Deus.      

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  

Sem comentários:

Enviar um comentário