sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

(Devocional) Instruções valiosas - At. 1:1-5

Sexta-feira, 4 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Actos 1-5*

"Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias."
Actos 1:1-5  

Podemos dividir os livro de Actos de acordo com o plano estabelecido por Jesus em 1:8. O ministério em Jerusalém (1:1-6:7), o ministério na Judeia e Samaria (6:8-9:31) e o ministério até aos confins da terra (9:32-28:31). Na passagem de hoje, Jesus dá aos Seus discípulos as instruções que eles precisam para se prepararem para o ministério que Ele tinha para eles. Em primeiro lugar, Lucas, usado por Deus para escrever este livro, coloca uma grande importância nos ensinamentos de Jesus. Ele diz que o seu primeiro relato (evangelho de Lucas) foi não só do que Jesus fez, mas do que Ele ensinou. As maravilhas que Ele fez apenas constituem uma confirmação da autoridade que Ele tem para ensinar. O ministério das igrejas não deve ser fundamentado em obras e maravilhas mas sim na eterna Palavra de Deus. Tudo o resto passa, mas a Sua Palavra permanece para sempre. Mesmo após a Sua ressurreição (v. 3), o maior milagre que este mundo já viu, o foco do trabalho de Cristo era ensinar as coisas de Deus. As instruções de Jesus nos versículos seguintes são claras. Eles não deveriam saír de Jerusalém até receberem o prometido Espírito Santo. Tendo em conta a inimizade dos judeus para com os cristãos, este não deve ter sido um mandamento fácil de encarar. Eles obedeceram e receberam a bênção de Deus. Sejam quais forem as instruções que Deus lhe dê, elas são preciosas e em as guardar há grandes benefícios. Que instruções é que Deus lhe está a pedir para guardar?

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário