terça-feira, 1 de janeiro de 2013

(Devocional) Tal como foi anunciado - Mt. 1:18-25

Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Mateus 1-5*

 "Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; e dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chama-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus connosco. E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; e não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogénito; e pôs-lhe por nome Jesus."
Mateus 1:18-25 

Iniciamos hoje a leitura do evangelho de Mateus. Cada evangelho apresenta a sua própria visão da vida terrena do Messias. Mateus apresenta-nos Jesus como o Rei de Israel. Entre os homens dá-se importância à linhagem dos reis. Geralmente um rei é alguém que descende de outro rei e que tem, por isso, linhagem real. Jesus merece toda a honra e todo o louvor por causa da Sua linhagem. Ele não é filho de José e Maria, Ele foi gerado pelo Próprio Deus. Nada disto deveria espantar José, pois estava claramente ensinado nas Escrituras. Desde Génesis 3:15, passando pela famosa passagem de Isaías que Deus cita a José, havia sido ensinado que O Salvador nasceria de uma virgem. Por isso Ele podia ser o Salvador, pois não partilhava da natureza pecaminosa dos outros homens. Apesar de estar claramente ensinado nas Escrituras que José dizia seguir, Deus teve de tirar o tempo (e Ele sempre o faz) para ensiná-lo acerca do significado do que estava escrito. E nós? Quantas coisas é que estão escritas na Bíblia sobre nós e ainda não as aprendemos? Quantas vezes é que vamos ouvir as mesmas palavras, e ler os mesmos ensinamentos até percebermos que Deus está a falar connosco? No nascimento de Jesus tudo aconteceu como havia sido anunciado. Existem outras coisas anunciadas na Bíblia e que vão acontecer exactamente como estão escritas. Oremos para que possamos começar a pôr em prática o que lemos, antes que seja tarde de mais para aprendermos seja o que for.   

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário