domingo, 6 de janeiro de 2013

(Devocional) Talento não basta - Ed. 7:1-10

Segunda-feira, 7 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Esdras 6-10*

"E passadas estas coisas no reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia, Esdras, filho de Seraías, filho de Azarias, filho de Hilquias, filho de Salum, filho de Zadoque, filho de Aitube, filho de Amarias, filho de Azarias, filho de Meraiote, filho de Zeraquias, filho de Uzi, filho de Buqui, filho de Abisua, filho de Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sumo sacerdote; este Esdras subiu de Babilônia; e era escriba hábil na lei de Moisés, que o SENHOR Deus de Israel tinha dado; e, segundo a mão do SENHOR seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe deu tudo quanto lhe pedira. Também subiram a Jerusalém alguns dos filhos de Israel, dos sacerdotes, dos levitas, dos cantores, dos porteiros e dos servidores do templo, no sétimo ano do rei Artaxerxes. E no quinto mês chegou a Jerusalém, no sétimo ano deste rei. Pois no primeiro dia do primeiro mês foi o princípio da partida de Babilônia; e no primeiro dia do quinto mês chegou a Jerusalém, segundo a boa mão do seu Deus sobre ele. Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do SENHOR e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos."
Esdras 7:1-10  

Esdras era a pessoa preparada por Deus para ser o sumo-sacerdote durante e após a reconstrução do templo em Jerusalém. Os judeus, devido à promessa da vinda do Messias através deles, levavam a genealogia muito a sério. Os judeus que não aceitam que Jesus é o Salvador ainda hoje dão importância às genealogias. Sabemos que ele era qualificado para o trabalho em termos de genealogia. Vemos pela lista apresentada que Esdras descendia de Aarão, irmão de Moisés, o primeiro sumo-sacerdote. Para além de descender de Aarão, o v. 6 diz-nos que Esdras era uma pessoa cheia de capacidades. Não só era escriba, mas era hábil na lei de Moisés. O v. 9, relata-nos a chegada de Esdras a Jerusalém. Era um momento importante da sua vida. É importante observarmos como ele chegou a Jerusalém e as circunstâncias em que o fez, como sumo-sacerdote, líder espiritual do povo. Esdras “chegou a Jerusalém, segundo a boa mão de Deus sobre ele.” Fazemos bem em reconhecer a mão de Deus nos eventos na nossa vida. Se conhecermos Deus como Senhor e Salvador, sabemos que Ele dirige para bem cada coisa que nos acontece. Tudo aquilo estava a acontecer não apenas porque Esdras era talentoso. Para servirmos efectivamente a Deus, talento não basta. Esdras, segundo o v. 10, “tinha preparado o seu coração para buscar a Lei do Senhor.” Ou seja, dedicou-se, desde cedo, às coisas que eram realmente importantes. Que os nossos corações estejam preparados, e em preparação, para estarmos prontos no momento em que Deus chamar.             

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    


Sem comentários:

Enviar um comentário