quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

(Devocional) Deixar o temporal pelo eterno - Gen. 12:1-3

Quarta-feira, 9 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Génesis 11-15*

"Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra."
Génesis 12:1-3  

É Jeová que aqui fala com Abraão. Este nome de Deus (significa, aquele que é) está intimamente relacionado com os atributos redentores de Deus. O Senhor lançou a Abraão o desafio que continua a lançar a todos os homens. Abraão recebe instrução para deixar a sua terra e a sua família. Ele está em Ur, a sua cidade natal quando recebe este comando (Act. 7:2). Como humanos todos nós temos a tendência para nos apegarmos às coisas. Terra, casa, família são, ainda hoje, valores muito importantes para a maioria de nós. É nestas coisas que as pessoas buscam segurança para viverem as suas vidas. Deus diz a Abraão para deixar tudo isto e nem lhe diz o que o espera. Apenas diz para ele ir “para a terra que eu te mostrarei”. Através da fidelidade de Abraão aprendemos preciosas lições. Jesus diz-nos, “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” (Lc. 9:23). Somos desafiados a seguir a Cristo para uma terra que ainda não vimos. No entanto o desafio é acompanhado por promessas. No versículo 2, Deus diz a Abraão “engrandecerei o teu nome”. Sabemos que o nome de Abraão não é grande nos livros de história. Ao aceitarmos Deus pela fé tornamo-nos herdeiros de promessas eternas. O que recebemos será imensamente superior ao que deixamos para trás. O que deixamos é temporal, o que recebemos em Cristo é eterno (Jo. 12:25; Fp. 1:21).    

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


Sem comentários:

Enviar um comentário