terça-feira, 1 de janeiro de 2013

(Devocional) Buscar e salvar - Gn. 3.9-10

Terça-feira, 1 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Genesis 1-5*

 "E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me."
Genesis 3:9-10  

Quando Deus pergunta “onde estás?” não o faz por desconhecer onde estava Adão. Deus sabe todas as coisas e, tal como sabia perfeitamente onde Adão se encontrava, também conhece por completo a condição de quem está a ler estas palavras. Vemos aqui como Deus, desde o início, é quem inicia a aproximação com o homem. Quando Jesus vem ao mundo para cumprir o Seu plano de amor, afirma, “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (Lc. 19:10). Vemos aqui o amor que Deus tem pelo homem, pois mesmo o mais indigno dos pecadores tem lugar no coração do Pai. Só procuramos o que tem valor para nós e nós somos preciosos aos olhos de Deus. Deus procura o homem sem qualquer interesse próprio. Não quer algo para Si, Ele quer oferecer algo ao homem. A pergunta de Deus tem o objectivo claro de promover o arrependimento no pecador. Onde estás? O que estás a fazer? Achas que estás no caminho certo? Todo aquele que é sincero irá, tal como Adão, reconhecer a sua necessidade. O pecador que ainda não se arrependeu nem compreende muito bem onde está. Apenas consegue ver os resultados da sua vida sem Deus. Também Adão não começou logo por reconhecer a sua desobediência, apenas reconheceu, perante Deus, que estava nú. Não precisamos de saber o que é o pecado ou conhecer todas as suas implicações teológicas para ver o efeito destrutivo que ele tem nas nossas vidas.     

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário