sábado, 15 de dezembro de 2012

(Devocional) Cuidado com as associações - 2Cr. 19:1-4

Sábado, 15 de Dezembro de 2012
Leitura Bíblica Diária: II Crónicas 16-20*

"E Jeosafá, rei de Judá, voltou em paz à sua casa em Jerusalém. E Jeú, filho de Hanani, o vidente, saiu ao encontro do rei Jeosafá e lhe disse: Devias tu ajudar ao ímpio, e amar aqueles que odeiam ao SENHOR? Por isso virá sobre ti grande ira da parte do SENHOR. Boas coisas contudo se acharam em ti; porque tiraste os bosques da terra, e preparaste o teu coração para buscar a Deus. Habitou, pois, Jeosafá em Jerusalém; e tornou a passar pelo povo desde Berseba até as montanhas de Efraim, e fez com que tornassem ao SENHOR Deus de seus pais."
II Crónicas 19:1-4  

Josafat foi um dos bons reis de Judá. Ele teve a coragem de obedecer a Deus em algumas áreas nas quais os seus bons antecessores duvidaram. Por exemplo, ele contrariou grande parte da sua população, tirando os ídolos e templos pagãos que o povo havia construído. Entre todos os bons feitos de Josafá, Deus destaca nesta passagem, não as obras de construção, o aumento da riqueza nacional ou do poder e respeito de Judá. De todos os seus feitos, Deus destaca o facto de Josafá ter preparado o seu coração para buscar a Deus. Qualquer crente é chamado por Deus para ser uma influência, um líder, para o bem. Para podermos liderar outros a servirem a Deus fielmente, temos de, nós próprios fazermos o trabalho de preparação para servirmos a Deus. No entanto, Josafat havia-se associado com o iníquo rei Acab, de Israel. O profeta Jeú foi-lhe enviado para lhe dizer que, mesmo quando somos fiéis a Deus, somos culpados quando nos associamos a pessoas que Lhe desobedecem. O crente tem de prestar atenção a este ponto. Temos o dever, perante Deus, não só de O seguirmos, mas também de não nos associarmos com os que Lhe desobedecem. Talvez Josafá se tivesse convencido que os objectivos que esles partilhavam eram mais importantes do que aquilo que os dividia. Dessa forma, ele escolheu ignorar os erros de Acab porque aquilo que os unia era justo e bom. Hoje fala-se muito de unidade entre os cristãos. Mas unidade a que preço? Sacrificaremos a verdade da Palavra de Deus?       

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário