Leitura Bíblica Diária: Zacarias 11-14*
"E o SENHOR disse-me: Toma ainda para ti o instrumento de um pastor insensato. Porque, eis que suscitarei um pastor na terra, que não cuidará das que estão perecendo, não buscará a pequena, e não curará a ferida, nem apascentará a sã; mas comerá a carne da gorda, e lhe despedaçará as unhas. Ai do pastor inútil, que abandona o rebanho! A espada cairá sobre o seu braço e sobre o seu olho direito; e o seu braço completamente se secará, e o seu olho direito completamente se escurecerá."
Zacarias 11:15-17
Nesta parte do livro de Zacarias, o profeta revela que o Messias, o Ungido de Deus, que viria, seria rejeitado pelo povo. Esta rejeição teria as suas consequências. Sempre que desprezamos a vontade de Deus, temos de lidar com o resultado de seguirmos a nossa própria vontade. Esse resultado geralmente não é bom. Ao rejeitar o Sumo Pastor dado por Deus, o povo teria de ser guiado por maus pastores. Aprendemos aqui algo que Paulo tenta ensinar aos Coríntios – não podemos ser seguidores de homens. O líder da igreja tem de ser Cristo. É a Ele que devemos seguir e obedecer. O mau pastor, aqui descrito, é aquele que chama atenção para si mesmo e não para Cristo. Como consequência, ele não tira tempo para visitar as ovelhas necessitadas, não busca trazer de volta as que se desviam, não alimenta o rebanho com a Palavra do seu Senhor, procura somente aproveitar-se das ovelhas porque apenas se preocupa consigo mesmo. Deus diz-nos aqui que um pastor desses merece a destruição. Apesar da responsabilidade bíblica de amar e obedecer aos nossos pastores, temos também de orar por eles para que nunca deixem de ser seguidores de Cristo. O pastor que temos de seguir é aquele que nos encoraja a seguir a Cristo. Também nós corremos sempre o risco de vivermos a vida apenas preocupados com os nossos próprios interesses. Para isso acontecer basta tirarmos os olhos de Jesus – o autor e consumador da nossa fé.
Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).
Sem comentários:
Enviar um comentário