Leitura Bíblica Diária: II Crónicas 26-30*
"Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o SENHOR seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso. Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, e com ele oitenta sacerdotes do SENHOR, homens valentes. E resistiram ao rei Uzias, e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o SENHOR, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isto para honra tua da parte do SENHOR Deus. Então Uzias se indignou; e tinha o incensário na sua mão para queimar incenso. Indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na casa do SENHOR, junto ao altar do incenso. Então o sumo sacerdote Azarias olhou para ele, como também todos os sacerdotes, e eis que já estava leproso na sua testa, e apressuradamente o lançaram fora; e até ele mesmo se deu pressa a sair, visto que o SENHOR o ferira. Assim ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da casa do SENHOR. E Jotão, seu filho, tinha o encargo da casa do rei, julgando o povo da terra. Quanto ao mais dos atos de Uzias, tanto os primeiros como os últimos, o profeta Isaías, filho de Amós, o escreveu. E dormiu Uzias com seus pais, e o sepultaram com eles no campo do sepulcro que era dos reis; porque disseram: Leproso é. E Jotão, seu filho, reinou em seu lugar."
II Crónicas 26:16-23
Temos aqui descrito o final do reinado de Uzias em Judá. O reino de Judá, nos tempos de Uzias, viveu alguns dos seus mais gloriosos momentos. Uzias começou a reinar aos 16 anos (v. 1), desde cedo viveu um chegado relacionamento com Deus que moldou todo o seu reinado (v. 5), conquistou grandes vitórias militares contra os ilisteus, arábios e amonitas, tendo Judá se tornado numa temida e conhecida nação (vs. 6-8), fez grandes obras públicas (vs. 9-10), sob Uzias foram também feitos grandes avanços tecnológicos na arte da guerra (vs. 11-15). Todas as coisas conseguidas por Uzias não aconteceram por Uzias ser melhor do que outros reis. Uzias manteve-se próximo de Deus e da Sua vontade e Deus fez grandes coisas através da sua vida. A passagem de hoje trata do momento em que Uzias deixa de olhar para Deus e passa a olhar para o que ele tinha conseguido fazer. Uzias convence-se que era especial e resolve, ele mesmo, oferecer incenso no lugar do templo onde só os sacerdotes eram autorizados por Deus a entrar. Foi o orgulho do seu coração que o fez pecar contra Deus. O inimigo sempre busca o ponto fraco das nossas vidas para nos tornar inúteis para Deus. Vemos aqui como é possível fazer algo bom (oferecer sacrifícios a Deus), mas da forma errada e com a motivação errada. Uzias viveu o resto dos seus dias sem conseguir fazer mais nada (v. 21). Deus sempre faz grandes coisas através de quem a Ele se submete.
Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).
Sem comentários:
Enviar um comentário