Leitura Bíblica Diária: II Crónicas 21-25*
"E envelheceu Joiada, e morreu farto de dias; era da idade de cento e trinta anos quando morreu. E o sepultaram na cidade de Davi com os reis; porque tinha feito bem em Israel, e para com Deus e a sua casa. Porém, depois da morte de Joiada vieram os príncipes de Judá e prostraram-se perante o rei; e o rei os ouviu. E deixaram a casa do SENHOR Deus de seus pais, e serviram às imagens do bosque e aos ídolos. Então, por causa desta sua culpa, veio grande ira sobre Judá e Jerusalém. Porém enviou profetas entre eles, para os reconduzir ao SENHOR, os quais protestaram contra eles; mas eles não deram ouvidos. E o Espírito de Deus revestiu a Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pós em pé acima do povo, e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do SENHOR, de modo que não possais prosperar? Porque deixastes ao SENHOR, também ele vos deixará. E eles conspiraram contra ele, e o apedrejaram por mandado do rei, no pátio da casa do SENHOR. Assim o rei Joás não se lembrou da beneficência que Joiada, pai de Zacarias, lhe fizera; porém matou-lhe o filho, o qual, morrendo, disse: O SENHOR o verá, e o requererá. E sucedeu que, decorrido um ano, o exército da Síria subiu contra ele; e vieram a Judá e a Jerusalém, e destruíram dentre o povo a todos os seus príncipes; e enviaram todo o seu despojo ao rei de Damasco. Porque ainda que o exército dos sírios viera com poucos homens, contudo o SENHOR entregou na sua mão um exército mui numeroso, porquanto deixaram ao SENHOR Deus de seus pais. Assim executaram juízos contra Joás. E, quando os sírios se retiraram, deixaram-no gravemente ferido; então seus servos conspiraram contra ele por causa do sangue do filho do sacerdote Joiada, e o feriram na sua cama, e morreu; e o sepultaram na cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis. Estes, pois, foram os que conspiraram contra ele; Zabade, filho de Simeate, a amonita, e Jeozabade, filho de Sinrite, a moabita. E, quanto a seus filhos, e à grandeza do cargo que se lhe impõs, e à restauração da casa de Deus, eis que estão escritos no livro da história dos reis; e Amazias, seu filho, reinou em seu lugar."
II Crónicas 24:15-27
Joiada havia sido um importante sacerdote em Jerusalém. Deus usou este Seu servo para fazer um importante trabalho – cumprir a Sua promessa de que o sangue de David permaneceria sentado no trono de Judá. Toda a linhagem real havia sido morta pela iníqua Atália que se fez a si mesma rainha de Judá. No entanto um dos filhos do rei escapou à matança e foi criado e educado em casa de Joiada. Quando o momento certo chegou, Joiada, com um grupo de pessoas fiéis, unge Joás como rei e remove Atália do trono. Vemos assim que Joás devia a sua coroa à fidelidade do sacerdote Joiada. Joás permaneceu fiel a Deus, mas só enquanto Joiada foi vivo. Após a morte do sacerdote, quer o rei como a nação embarcam num caminho de ruína, pecado e apostasia (v. 18). Não podemos fazer com que a nossa vida espiritual dependa de alguma figura tutelar na nossa vida. Deus, na sua misericórdia, sempre arranja forma de nos fazer rodear das pessoas que precisamos nas diferentes etapas do nosso crescimento cristão. Assim, pai, mãe, pastores, líderes ou professores são muitas vezes usados por Deus para auxiliar e enriquecer o nosso relacionamento com Ele. Não podemos, no entanto, fazer depender o nosso relacionamento com Deus da nossa ligação a uma pessoa neste mundo. O exemplo de Joás chama-nos a depender única e exclusivamente do nosso Deus. Ele é o Único que nunca nos falhará, desapontará ou deixará. Vamos agradecer-Lhe hoje pelas pessoas que nos têm ajudado e pelo Seu eterno amor.
Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).
Sem comentários:
Enviar um comentário