Leitura Bíblica Diária: Sofonias 1-3*
"Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém. O SENHOR afastou os teus juízos, exterminou o teu inimigo; o SENHOR, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum. Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se enfraqueçam as tuas mãos. O SENHOR teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. Os entristecidos por causa da reunião solene, congregarei; esses que são de ti e para os quais o opróbrio dela era um peso. Eis que naquele tempo procederei contra todos os que te afligem, e salvarei a que coxeia, e recolherei a que foi expulsa; e deles farei um louvor e um nome em toda a terra em que foram envergonhados. Naquele tempo vos farei voltar, naquele tempo vos recolherei; certamente farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando fizer voltar os vossos cativos diante dos vossos olhos, diz o SENHOR."
Sofonias 3:14-20
Sofonias escreve no tempo do rei Josias e, apesar da fidelidade do rei, o povo e os sacerdotes continuavam a estar manchados com a sua própria desobediência e infidelidade. Quando este profeta escreve, uma grande parte dos sofrimentos do povo ainda estava por vir, sendo a deportação para a Babilónia o mais penoso destes. No entanto, na passagem que vemos hoje, a mensagem de Sofonias é uma de esperança e alegria. Isto ensina-nos que, não importando o que estivermos a viver hoje, os nossos olhos devem estar postos no futuro e que isso deve alterar por completo a nossa forma de viver. É porque tem os olhos postos nas certezas do futuro com Cristo que o crente reage de forma diferente do que o mundo aos problemas e aflições da vida. As promessas dirigidas a Israel nesta passagem (vs. 15, 20) ainda não se concretizaram, mas sabemos que têm realização assegurada durante o reinado de mil anos de Cristo (Ap. 20:1-6). De igual forma, os crentes no Senhor Jesus Cristo, que já branquearam as suas vestes no sangue do Cordeiro, têm todas as razões para viver como se já fossem vencedores, mesmo que o mundo os não reconheça como tal. Devemos ser alegres, ter paz e anunciar a salvação, mesmo no meio das maiores provações. A nossa vitória é certa e já foi ganha para nós através do sangue de Cristo. Ganhemos coragem, ânimo, despertemos do sono que cai sobre nós, pois somos filhos do Altíssimo e cidadãos do reino dos céus.
Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).
Sem comentários:
Enviar um comentário