Leitura Bíblica Diária: Naúm 1-3*
"Ai da cidade ensanguentada! Ela está toda cheia de mentiras e de rapina; não se aparta dela o roubo. Estrépito de açoite há, e o barulho do ruído das rodas; e os cavalos atropelam, e carros vão saltando. O cavaleiro levanta a espada flamejante, como a lança relampejante, e ali haverá uma multidão de mortos, e abundância de cadáveres, e não terão fim os defuntos; tropeçarão nos seus corpos; por causa da multidão dos pecados da meretriz mui graciosa, da mestra das feitiçarias, que vendeu as nações com as suas fornicações, e as famílias pelas suas feitiçarias. Eis que eu estou contra ti, diz o SENHOR dos Exércitos; e levantarei a tua saia sobre a tua face, e às nações mostrarei a tua nudez, e aos reinos a tua vergonha. E lançarei sobre ti coisas abomináveis, e envergonhar-te-ei, e pôr-te-ei como espetáculo. E há de ser que, todos os que te virem, fugirão de ti, e dirão: Nínive está destruída, quem terá compaixão dela? Donde te buscarei consoladores?"
Naúm 3:1-7
O profeta Naúm é encarregue por Deus de anunciar o julgamento de Deus sobre Nínive. Não é a primeira vez que esta grande cidade, capital do império Assírio, aparece referida na Palavra. O profeta Jonas havia sido enviado por Deus a ela e, por um tempo, os seus habitantes haviam mudado a sua atitude, arrependendo-se das atrocidades que cometiam. No entanto, o arrependimento dos Assírios não durou muito e, através de Naúm, Deus anuncia a destruição da rebelde e orgulhosa cidade (vs. 1-3). Mesmo neste anúncio de julgamento vemos a misericórdia do Altíssimo que não enviou a destruição merecida (v. 4) sem antes ter tentado tudo para que eles se convertessem. Quando Naúm escreve estas palavras nada faria prever o fim de tão poderosa civilização. Egipto, Babilónia e até a Judeia estavam, de certa forma, sob o seu domínio. A nação prosperava comercial e militarmente. A todos os olhos, eram invencíveis. Menos para o Senhor. Menos de cinquenta anos após as palavras de Naúm, veio o fim. Os seus inimigos aliaram-se contra ela. Durante dois anos, Nínive resistiu a um poderoso cerco. A cidade parecia impenetrável até que uma cheia pouco comum do rio Tigre derrubou uma secção da muralha da cidade. Os soldados inimigos entraram e tomaram a cidade. A lição a aprender é que é loucura tentar resistir ao amor de Deus. Não somos nada comparados com Ele e é Ele que merece que Lhe entreguemos as nossas vidas.
Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).
Sem comentários:
Enviar um comentário