quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

(Devocional) O amor de Deus e a imperfeição humana - 2Cr. 12:1-12

Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2012
Leitura Bíblica Diária: II Crónicas 11-15*

 "Sucedeu que, havendo Roboão confirmado o reino, e havendo-se fortalecido, deixou a lei do SENHOR, e com ele todo o Israel. E sucedeu que, no quinto ano do rei Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém (porque tinham transgredido contra o SENHOR) com mil e duzentos carros e com sessenta mil cavaleiros; e era inumerável o povo que vinha com ele do Egito, de líbios, suquitas e etíopes. E tomou as cidades fortificadas, que Judá tinha; e chegou até Jerusalém. Então veio Semaías, o profeta, a Roboão e aos príncipes de Judá que se ajuntaram em Jerusalém por causa de Sisaque, e disse-lhes: Assim diz o SENHOR: Vós me deixastes a mim, por isso também eu vos deixei na mão de Sisaque. Então se humilharam os príncipes de Israel, e o rei, e disseram: O SENHOR é justo. Vendo, pois, o SENHOR que se humilhavam, veio a palavra do SENHOR a Semaías, dizendo: Humilharam-se, não os destruirei; antes em breve lhes darei algum socorro, para que o meu furor não se derrame sobre Jerusalém, por mão de Sisaque. Porém serão seus servos; para que conheçam a diferença da minha servidão e da servidão dos reinos da terra. Subiu, pois, Sisaque, rei do Egito, contra Jerusalém, e tomou os tesouros da casa do SENHOR, e os tesouros da casa do rei; levou tudo; também tomou os escudos de ouro, que Salomão fizera. E fez o rei Roboão em lugar deles escudos de cobre, e os entregou na mão dos chefes da guarda, que guardavam a porta da casa do rei. E todas as vezes que o rei entrava na casa do SENHOR, vinham os da guarda, e os levavam; depois tornavam a pô-los na câmara da guarda. E humilhando-se ele, a ira do SENHOR se desviou dele, para que não o destruísse de todo; porque em Judá ainda havia boas coisas."
II Crónicas 12:1-12  

O reinado de Roboão foi um triste reinado. Depois de herdar o reino das mãos de seu pai Salomão, as más decisões começam logo no início do reinado. Como consequência das suas más decisões o reino divide-se em dois com 10 tribos para um lado e 2 para o outro. Roboão recebe 12 tribos das mãos de seu pai e fica rei apenas de duas. Logo depois dos tumultos iniciais terem serenado, a primeira acção de Roboão foi afastar-se de Deus e do cumprimento da Sua Palavra (v. 1). É a eterna condição humana de começar a confiar em si mesmo quando as coisas correm bem, e aproximar-se do Senhor, quando vêm os problemas, ou os pecados são expostos. Como consequência da sua desobediência, Roboão estava prestes a perder todo o seu reino para o faraó Sisac (v. 2). Deus, misericordioso, toma um dos Seus profetas, e envia-o para explicar a Roboão o que estava prestes a acontecer e as razões pelas quais aconteceria (v. 5). O resultado é um arrependimento nacional (v. 6). Deus atenta para o arrependimento dos líderes de Israel e a destruição é evitada (v. 7). No entanto, a desobediência do povo não seria sem consequências. A outrora poderosa nação de Israel, admirada mundialmente pela sua riqueza, seria serva do Egipto e teria de lhe pagar tributo (v. 8). Foram entregues aos egípcios os tesouros da casa do Senhor (vs. 9-10). Deus livrou-os da pena dos seus pecados, mas não das suas consequências.  

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário