sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

(Devocional) Deus merece o nosso melhor - Mal. 1:6-14

Sexta-feira, 28 de Dezembro de 2012
Leitura Bíblica Diária: Malaquias 1-4*

 "O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome? Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que dizeis: A mesa do SENHOR é desprezível. Porque, quando ofereceis animal cego para o sacrifício, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou enfermo, isso não é mau? Ora apresenta-o ao teu governador; porventura terá ele agrado em ti? ou aceitará ele a tua pessoa? diz o SENHOR dos Exércitos. Agora, pois, eu suplico, peça a Deus, que ele seja misericordioso conosco; isto veio das vossas mãos; aceitará ele a vossa pessoa? diz o SENHOR dos Exércitos. Quem há também entre vós que feche as portas por nada, e não acenda debalde o fogo do meu altar? Eu não tenho prazer em vós, diz o SENHOR dos Exércitos, nem aceitarei oferta da vossa mão. Mas desde o nascente do sol até ao poente é grande entre os gentios o meu nome; e em todo o lugar se oferecerá ao meu nome incenso, e uma oferta pura; porque o meu nome é grande entre os gentios, diz o SENHOR dos Exércitos. Mas vós o profanais, quando dizeis: A mesa do Senhor é impura, e o seu produto, isto é, a sua comida é desprezível. E dizeis ainda: Eis aqui, que canseira! E o lançastes ao desprezo, diz o SENHOR dos Exércitos; vós ofereceis o que foi roubado, e o coxo e o enfermo; assim trazeis a oferta. Aceitaria eu isso de vossa mão? diz o SENHOR. Pois seja maldito o enganador que, tendo macho no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor o que tem mácula; porque eu sou grande Rei, diz o SENHOR dos Exércitos, o meu nome é temível entre os gentios."
Malaquias 1:6-14 

Este livro começa com as palavras “Peso da palavra do SENHOR contra Israel”. Ao longo do livro são, então, partilhados os pesos, as queixas, que Deus tinha em relação ao seu povo. Na passagem de hoje, Deus encoraja o povo a honrar a Deus, pois eles não o têm feito. É verdade que eles disputam esta acusação. No v. 6 eles dizem, “Em que desprezamos nós o teu nome?” O problema é que não são as nossas palavras que provam as nossas intenções, são as nossas acções. A má qualidade das ofertas deles, dizia tudo o que havia a ser dito sobre o que eles intimamente pensavam de Deus. Eles ofereciam pão bolorento e animais cegos, coxos e doentes. A qualidade do que oferecemos a Deus demonstra a qualidade do nosso relacionamento com Ele. Se não estivermos a caminhar intimamente e diariamente com Ele, todos poderão ver, por aquilo que Lhe oferecemos, a importância que Lhe damos. Se não estivermos a dar, voluntariamente e com alegria, a Deus o melhor do nosso tempo, recursos e energia, então, quando formos “obrigados” a fazê-lo, nunca lhe daremos o nosso melhor. Será que Deus não merece o nosso melhor? Aquele que nem a Seu Filho poupou, para pudéssemos ter perfeito perdão e vida eterna, não merece as nossas melhores ofertas? Porque Lhe oferecemos os nossos restos? Hoje mesmo você pode arrepender-se e dar a Deus a honra que Ele merece.        

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário