sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

(Devocional) Desculpas - Ageu 1:1-11

Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2012
Leitura Bíblica Diária: Ageu 1-2*

 "No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo: assim fala o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do SENHOR deve ser edificada. Veio, pois, a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta? Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o SENHOR. Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o SENHOR dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa. Por isso retém os céus sobre vós o orvalho, e a terra detém os seus frutos. E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre os montes, e sobre o trigo, e sobre o mosto, e sobre o azeite, e sobre o que a terra produz; como também sobre os homens, e sobre o gado, e sobre todo o trabalho das mãos."
Ageu 1:1-11  

Ageu dirige-se a todo o povo e não se esquece dos seus líderes. A mensagem não é do profeta. A Bíblia é especial porque nela temos a Palavra do Próprio Deus. Não a buscar é negligência, não a escutar é desobediência. O povo havia sido trazido do cativeiro de volta para a sua terra. Isto havia sido uma bênção programada e realizada por Deus, quando a maioria das pessoas o julgavam impossível. O facto do profeta mencionar o rei Dário da Babilónia (v. 1), servia para lembrar o povo do quanto eles deviam a Deus. O Senhor havia-lhes dado um importante e claro trabalho, eles deveriam voltar a erguer o templo em Jerusalém. A verdade é que, enquanto o povo viva em casas maiores e mais luxuosas do que era necessário (v. 4), nem sequer haviam começado a obra no templo do Senhor. A explicação que o povo dava era, “não veio ainda o tempo” (v. 2). Ou seja, eles sabiam qual era a vontade de Deus e não negavam que nada havia que os impedisse de a cumprirem. No entanto, desculpavam-se dizendo que estavam à espera da ocasião certa. Deus diz-lhes para pensarem a sério sobre as suas prioridades e explica-lhes que por causa da sua desobediência, eles haviam estado a perder muitas das bênçãos do Senhor (vs. 9-11). E você? Qual é a vontade de Deus que tem estado a adiar? Quais são as suas desculpas? A Palavra de Deus é para si também, Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos.  

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário