Leitura Bíblica Diária: Habacuque 1-3*
"Não és tu desde a eternidade, ó SENHOR meu Deus, meu Santo? Nós não morreremos. O SENHOR, para juízo o puseste, e tu, ó Rocha, o fundaste para castigar. Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele? E por que farias os homens como os peixes do mar, como os répteis, que não têm quem os governe? Ele a todos levantará com o anzol, apanha-los-á com a sua rede, e os ajuntará na sua rede varredoura; por isso ele se alegrará e se regozijará. Por isso sacrificará à sua rede, e queimará incenso à sua varredoura; porque com elas engordou a sua porção, e engrossou a sua comida. Porventura por isso esvaziará a sua rede e não terá piedade de matar as nações continuamente?"
Habacuque 1:12-17
Habacuc, que provavelmente exerceu o seu ministério na época do profeta Jeremias, profetiza igualmente sobre a invasão que Nabucodonosor haveria de liderar contra Israel. No início do livro, e nesta passagem, Habacuc pergunta-se como era possível que um Deus tão santo como o Senhor pudesse tolerar que uma nação infiel fosse vitoriosa sobre o povo escolhido de Israel (v. 13). Isto ensina-nos que não basta sermos povo do Senhor em termos teóricos, não basta dizermos “nós somos filhos de Deus” se depois não vivermos como tal. Uma das promessas que temos nas Escrituras é que o Senhor é zeloso do Seu povo e que usará vários meios para chamar a Si os desviados. Deus não tolera que os Seus filhos, comprados com o precioso sangue do Seu amado Filho, sirvam a outros deuses e desobedeçam ao Deus de amor. Deus até usará pessoas não salvas para provar os que são Seus filhos. Deus não tolera o mal nas nossas vidas. Tanto é assim que podemos dizer que Deus se preocupa mais com a forma como vivemos as nossas vidas do que nós mesmos. O propósito de Deus ao engrandecer o reino da Babilónia (vs. 14-17), não era para o bem dos babilónios, mas para a santificação do Seu povo. Sabemos isto porque há muito que o reino da Babilónia desapareceu, mas o povo de Deus Se mantém na terra. A vontade de Deus para as nossas vidas é que nos separemos do mundo infiel em que vivemos. Os filhos de Deus são diferentes do mundo. Vivamos como tal.
Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).
Sem comentários:
Enviar um comentário