sábado, 1 de dezembro de 2012

(Devocional) Dá-me sabedoria - II Crónicas 1:1-12

Sábado, 1 de Dezembro de 2012
Leitura Bíblica Diária: II Crónicas 1-5*

 "Salomão, filho de Davi, fortaleceu-se no seu reino; e o SENHOR seu Deus era com ele, e o engrandeceu sobremaneira. E falou Salomão a todo o Israel, aos capitães de mil e de cem, aos juízes e a todos os governadores em todo o Israel, chefes das famílias. E foi Salomão, e toda a congregação com ele, ao alto que estava em Gibeom, porque ali estava a tenda da congregação de Deus, que Moisés, servo do SENHOR, tinha feito no deserto. Mas Davi tinha feito subir a arca de Deus de Quiriate-Jearim ao lugar que lhe preparara; porque lhe tinha armado uma tenda em Jerusalém. Também o altar de cobre que tinha feito Bezaleel, filho de Uri, filho de Hur, estava ali diante do tabernáculo do SENHOR; e Salomão e a congregação o buscavam. E Salomão ofereceu ali sacrifícios perante o SENHOR, sobre o altar de cobre que estava na tenda da congregação; e ofereceu sobre ele mil holocaustos. Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê. E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benignidade com meu pai Davi, e a mim me fizeste rei em seu lugar. Agora, pois, ó SENHOR Deus, confirme-se a tua palavra, dada a meu pai Davi; porque tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra. Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo? Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá."
II Crónicas 1:1-12

Durante o reinado de David, Israel conhece um grande desenvolvimento. Agora Salomão terá de suceder ao seu pai, no entanto vemos nele vários elementos que facilitam a sua difícil missão. Em primeiro lugar vemos que Deus estava com ele (v. 1). Em segundo lugar vemos que Salomão começa o seu reinado com uma acção de extrema devoção pelo Senhor. Ele reuniu todos os líderes do país e organizou uma viagem ao lugar onde estava o tabernáculo. Quando ali chegou, Salomão ofereceu mil animais sobre o altar de holocausto. Se ele iria ser seguido e lembrado, ele queria sê-lo como alguém que amava o Senhor Deus de Israel. A fé de Salomão não era algo privado e que ele praticava em segredo. Ele queria que todos soubessem quem era o seu Deus e ele encorajava todos a seguirem o verdadeiro Deus. Você encoraja outros pela forma como serve a Deus? É após este incrível acto de devoção que Salomão tem o mais importante encontro com Deus da sua vida. Para marcar o início do seu reinado, Deus diz-lhe para pedir o que quiser. O que pedir? O que você pediria? Salomão, olhando para a difícil tarefa à sua frente, pede sabedoria. Deus agrada-se do pedido de Salomão. Ele poderia ter pedido muitas riquezas. Porque ele pediu sabedoria e não ouro, Deus diz-lhe que o reinado dele será muito rico. Salomão apenas conseguiu pedir sabedoria, porque o seu coração já estava no lugar certo. Que o nosso coração hoje esteja no lugar certo, bem no centro da vontade de Deus.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).      

Sem comentários:

Enviar um comentário