Leitura Bíblica Diária: Lucas 16-20*
"E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem! Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos. Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe. Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria. E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te, e assenta-te à mesa? E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu? Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não. Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer."
Lucas 17:1-10
Esta passagem ensina-nos uma importante lição sobre a fé. Para fazê-lo, Jesus começa por dizer que é impossível não existirem escândalos, ou seja, haverão sempre pessoas que, apesar de dizerem que são fiéis e apesar de terem a responsabilidade de serem fiéis, irá descobrir-se que são hipócritas. Esta é a difícil lição de que todos os homens são inúteis a não ser que estejam a andar consistente e persistentemente com Deus. Nos vs. 3-4, Jesus diz-nos para perdoarmos sempre, mesmo que seja a mesma pessoa a ofender-nos, vez após vez. Sempre que houver arrependimento devemos perdoar. Ao ouvirem isto, os apóstolos disseram, “acrescenta-nos a fé” (v. 5). O que Jesus lhes estava a pedir para fazerem parecia-lhes difícil de mais. A lição é que a vida cristã é impossível sem Cristo. No v. 6, Jesus ensina que não é a quantidade de fé que importa pois mesmo a fé mais pequena pode fazer grandes coisas. O importante não é a quantidade de fé mas o que fazemos por fé. Ao darmos pequenos passos de obediência, estamos a exercer fé em Cristo. Se a nossa motivação não for a mais correcta, iremos exigir receber elogios ou recompensa por cada boa acção que fazemos. Os vs. 7-10 ensinam-nos que a obediência é o mínimo que podemos fazer pois somos servos de Deus. Não devemos obedecer para sermos recompensados, mas porque esse é o nosso lugar. Como podemos viver esta vida fielmente? Morrer para nós mesmos para reflectirmos mais e melhor a luz do Salvador.
Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).
Sem comentários:
Enviar um comentário