quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

(Devocional) Para quem o fazemos? - Zac. 7:1-7

Quinta-feira, 20 de Dezembro de 2012
Leitura Bíblica Diária: Zacarias 6-10*

"Aconteceu, no quarto ano do rei Dario, que a palavra do SENHOR veio a Zacarias, no quarto dia do nono mês, que é Quisleu. Quando o povo enviou Sarezer e Régen-Meleque, e os seus homens, à casa de Deus, para suplicarem o favor do SENHOR. E para dizerem aos sacerdotes, que estavam na casa do SENHOR dos Exércitos, e aos profetas: Chorarei eu no quinto mês, fazendo abstinência, como tenho feito por tantos anos? Então a palavra do SENHOR dos Exércitos veio a mim, dizendo: fala a todo o povo desta terra, e aos sacerdotes, dizendo: Quando jejuastes, e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, porventura, foi mesmo para mim que jejuastes? Ou quando comestes, e quando bebestes, não foi para vós mesmos que comestes e bebestes? Não foram estas as palavras que o SENHOR pregou pelo ministério dos primeiros profetas, quando Jerusalém estava habitada e em paz, com as suas cidades ao redor dela, e o sul e a campina eram habitados?"
Zacarias 7:1-7  

Neste capítulo entramos numa parte do livro em que Deus dirige através do profeta mensagens em que procura encorajar uma mudança nas atitudes e comportamentos do povo. Foram escolhidos representantes do povo para fazer uma pergunta ao Senhor (v. 2). A pergunta era simples, mas motivou uma resposta muito completa da parte de Deus. O assunto era o jejum. Quando é que ele deveria ser feito? O nosso Deus, que vê os corações, devolveu ourtra pergunta. “Quando vocês jejuam, é para mim que o fazem?” (v. 5). Não encontramos esta pergunta hoje por acaso. Ela continua a ser sublinhada pelo Espírito Santo nos nossos corações. Para quem fazemos o que fazemos? Quando lemos a Bíblia, oramos, testemunhamos, vamos à igreja, dizimamos, jejuamos, fazêmo-lo para nós mesmos, ou para Deus? Se fazemos o que fazemos apenas porque queremos ser abençoados, então não é para Deus que o fazemos. Se fazemos o que fazemos por querermos a ajuda de Deus para os nossos planos, então com quem é que nos estamos a preocupar? A exortação de Deus nesta passagem começou porque eles tinham uma dúvida. O versículo 7 diz-nos que muitas das nossas dúvidas existem apenas porque não escutámos ou não queremos escutar a Palavra. A Bíblia é um livro especial e nela temos a mente de Deus. Temos de ter cuidado para não irmos à procura de respostas apenas porque não gostamos daquelas que Deus nos dá. Afinal de contas, por quem o fazemos?             

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário