quarta-feira, 24 de outubro de 2012

(Devocional) Uma carta de amor - II Tim. 1:1-5

Quarta-feira, 24 de Outubro de 2012
Leitura Bíblica Diária: II Timóteo 1-4*

 "Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus, a Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da de Cristo Jesus, Senhor nosso. Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações noite e dia; desejando muito ver-te, lembrando-me das tuas lágrimas, para me encher de gozo; trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti."
II Timóteo 1:1-5  

Nesta sua segunda carta a Timóteo as condições de Paulo, haviam-se alterado profundamente. Ele está preso em Roma. De todos os seus companheiros de viagem e de ministério, apenas Lucas sobrava. Um dos objectivos da carta é dizer a Timóteo para ir até Roma. Paulo desejava vê-lo e passar tempo com ele. Esta é, portanto, uma carta de amor. Toda a ternura do apóstolo por este seu filho na fé é evidente. Ele chama-lhe, “meu amado filho”. Não devemos recear que o amor de Deus em nós transborde. Deus coloca nas nossas vidas as pessoas certas para amar. Este não era um amor apenas de palavra, ele manifestava-se em acções. Paulo diz no v. 3, “sem cessar faço menção de ti nas minhas orações.” Por vezes as pessoas têm de ficar longe daqueles que amam. Essa separação não é fácil, mas não significa que não podemos fazer nada uns pelos outros. Se amamos alguém que está longe de nós ainda podemos levar essa pessoa diante do trono de Deus, nas nossas orações. O autor diz também lembrar-se da fé não fingida de Timóteo. A fé deste seu filho era para Paulo um encorajamento em tempos difíceis. Ou seja, mesmo longe podemos ser uma influência para bem nas vidas dos que nos amam. Algumas religiões adoram imagens. Estas imagens apenas conseguem mover-se se levadas pelas pessoas. Algumas pessoas andam milhares de quilómetros para adorarem os seus deuses. É bom servir a um Deus que não está limitado pelas distâncias!            

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).       

Sem comentários:

Enviar um comentário