segunda-feira, 22 de outubro de 2012

(Devocional) Fazer boas escolhas - Salmo 119:30-32

Terça-feira, 23 de Outubro de 2012
Leitura Bíblica Diária: Salmos 119-120*

"Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos. Apego-me aos teus testemunhos; ó SENHOR, não me confundas. Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração."
Salmo 119:30-32

 
O Salmo 119 é o maior capítulo presente nas nossas Escrituras. Ao todo são 176 versículos onde todos, com excepção de dois, dizem alguma coisa sobre a Palavra de Deus. Isto é algo verdadeiramente excepcional. A Palavra de Deus é, de facto, a nossa maior riqueza. A única coisa perfeita que podemos segurar nas mãos. Nesta passagem vemos como o homem é dotado, por Deus, de livre-arbítrio, essa capacidade que nos permite escolher livremente escutar ou rejeitar, obedecer ou desobedecer. O salmista afirma a sua escolha, o seu firme propósito é seguir os juízos presentes na Palavra de Deus. Dificilmente iremos conseguir persistir em qualquer actividade se não tomarmos uma decisão séria para o fazermos. Esta é uma decisão que está ao nosso alcance. Podemos escolher seguir a vontade de Deus porque ela é sempre clara para nós. Temos a Sua vontade para nós expressa nas santas páginas da Sua Palavra. Não iremos sempre estar por dentro dos planos de Deus para nós a médio ou longo prazo. No entanto, sempre saberemos qual o próximo passo correcto a tomar. No versículo 32, ele afirma que quando o seu coração for dilatado, ele correrá nos mandamentos de Deus. Isso significa que quanto mais amarmos a Deus, mais facilmente andaremos nos seus caminhos. Correr é andar sem dificuldade. Como é que podemos amar mais a Deus? Fazemos isso conhecendo-O melhor. Quando melhor O conhecermos, mais O iremos amar e mais fácil será obedecer-Lhe.     


Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).       

Sem comentários:

Enviar um comentário