domingo, 7 de outubro de 2012

(Devocional) Como medir a fidelidade? (1Rs. 18:1-16)

Domingo, 7 de Outubro de 2012
Leitura Bíblica Diária: I Reis 16-20*

E sucedeu que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra. E foi Elias apresentar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria. E Acabe chamou a Obadias, o mordomo; e Obadias temia muito ao SENHOR, Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do SENHOR, Obadias tomou cem profetas, e de cinquenta em cinquenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água. E disse Acabe a Obadias: Vai pela terra a todas as fontes de água, e a todos os rios; pode ser que achemos erva, para que em vida conservemos os cavalos e mulas, e não percamos todos os animais. E repartiram entre si a terra, para a percorrerem: Acabe foi à parte por um caminho, e Obadias também foi sozinho por outro caminho. Estando, pois, Obadias já em caminho, eis que Elias o encontrou; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se sobre o seu rosto, e disse: És tu o meu senhor Elias? E disse-lhe ele: Eu sou; vai, e dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui. Porém ele disse: Em que pequei, para que entregues a teu servo na mão de Acabe, para que me mate? Vive o SENHOR teu Deus, que não houve nação nem reino aonde o meu senhor não mandasse em busca de ti; e dizendo eles: Aqui não está, então fazia jurar os reinos e nações, que não te haviam achado. E agora dizes tu: Vai, dize a teu senhor: Eis que aqui está Elias. E poderia ser que, apartando-me eu de ti, o Espírito do SENHOR te tomasse, não sei para onde, e, vindo eu a dar as novas a Acabe, e não te achando ele, me mataria; porém eu, teu servo, temo ao SENHOR desde a minha mocidade. Porventura não disseram a meu senhor o que fiz, quando Jezabel matava os profetas do SENHOR? Como escondi a cem homens dos profetas do SENHOR, de cinquenta em cinquenta, numa cova, e os sustentei com pão e água? E agora dizes tu: Vai, dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui; ele me mataria. E disse Elias: Vive o SENHOR dos Exércitos, perante cuja face estou, que deveras hoje me apresentarei a ele. Então foi Obadias encontrar-se com Acabe, e lho anunciou; e foi Acabe encontrar-se com Elias."
I Reis 18:1-16
 
Elias recebe ordens de Deus para se mostrar a Acabe. Este rei tinha-lhe um ódio mortal. Havia muito tempo que Acabe desejava pôr as mãos em Elias. Em condições normais, isto significava a sua sentença de morte. Para Elias este deve ter sido um mandamento confuso e muito difícil de obedecer. No entanto, a maturidade da sua caminhada revela-se na prontidão da sua obediência. Elias obedece e está disposto a mostrar-se a Acabe. Obadias era um homem fiel a Deus, colocado pelo Senhor nas fileiras dos que serviam ao rei Acabe. O v. 3, diz-nos que ele “temia muito ao Senhor”. Não era um temor vazio, manifestava-se nas suas obras. Este fiel homem de Deus tinha salvo de morte certa muitos dos profetas de Deus, condenados por Acabe (v. 4). Não é suficiente dizer que se teme a Deus. O verdadeiro temor manifesta-se em obediência, mesmo quando ela é difícil. Precisamente por temer a Deus, vemos que Obadias era também temente e respeitador das autoridades estabelecidas. Ele sabia que não havia rei que Deus não permitisse e que, enquanto Deus o mantivesse, Obadias devia-lhe respeito e obediência. Obadias era, também, alguém que sabia exactamente o que era ser guiado pelo Espírito (v. 12), como se ele próprio procurasse fazer apenas o que o Espírito de Deus o guiasse a fazer. Finalmente, a fidelidade de Obadias revela-se pelo facto de ele escutar e obedecer prontamente ao homem de Deus (v. 16). Que Deus nos faça ser fiéis como Obadias!

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário