quinta-feira, 25 de outubro de 2012

(Devocional) Nós te conhecemos! - Oseias 8:1-7

Sexta-feira, 26 de Outubro de 2012
Leitura Bíblica Diária: Oseias 6-10*

"Põe a trombeta à tua boca. Ele virá como a águia contra a casa do SENHOR, porque transgrediram a minha aliança, e se rebelaram contra a minha lei. E a mim clamarão: Deus meu! Nós, Israel, te conhecemos. Israel rejeitou o bem; o inimigo persegui-lo-á. Eles fizeram reis, mas não por mim; constituíram príncipes, mas eu não o soube; da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si, para serem destruídos. O teu bezerro, ó Samaria, te rejeitou; a minha ira se acendeu contra eles; até quando serão eles incapazes da inocência? Porque isso vem de Israel, um artífice o fez, e não é Deus; mas em pedaços será desfeito o bezerro de Samaria. Porque semearam vento, e segarão tormenta, não haverá seara, a erva não dará farinha; se a der, traga-la-ão os estrangeiros."
Oseias 8:1-7  

Este julgamento não vem sobre Israel por acaso. Em primeiro lugar vinha porque eles trespassaram o concerto. Existia um acordo escrito entre Deus e a Sua nação escolhida. Quando o acordo foi terminado a nação de Israel comprometeu-se a guardar os termos do acordo eternamente. A lei do Senhor era conhecida e estava ao alcance de todos. Mesmo quando falhassem (e iriam falhar muitas vezes), a mesma lei estabelecia o que deveriam fazer e como deveriam dirigir o seu arrependimento. Em segundo lugar eles iriam ser julgados porque se tinham rebelado contra a lei de Deus, deixando de colocar Deus em primeiro lugar e deixando de lidar com a vida de acordo com os princípios amorosos de Deus. O v. 2, fala-nos de qual será a reacção de muitos no dia do julgamento. “Mas nós te conhecemos!”, será assim que muitos irão tentar evitar uma eternidade de condenação. A verdade é que ouvir falar, ou ter um mero conhecimento intelectual não é o mesmo que conhecer. Todos os que receberem Jesus como Senhor e Salvador, são feitos filhos de Deus. Nem todos os que dizem “Senhor, Senhor” entrarão no Reino dos Céus. O facto de eles não conhecerem Deus é provado pela forma como viviam a vida. Todas as suas mais importantes decisões tinham sido tomadas sem Deus. Tinham estabelecido reis sem consultar o Senhor, e tinham até arranjado ídolos para substituir Deus nas suas devoções. Assim, o julgamento que eles agora ceifavam era apenas a consequência das suas escolhas. Quem semeia ventos, certamente colherá tempestades.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).         

Sem comentários:

Enviar um comentário