sábado, 13 de outubro de 2012

(Devocional) Oportunidades Perdidas - II Reis 1:1-8

Domingo, 14 de Outubro de 2012
Leitura Bíblica Diária: II Reis 1-5*

"E depois da morte de Acabe, Moabe se rebelou contra Israel. E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, que tinha em Samaria, e adoeceu; e enviou mensageiros, e disse-lhes: Ide, e perguntai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença. Mas o anjo do SENHOR disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria, e dize-lhes: Porventura não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? E por isso assim diz o SENHOR: Da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. Então Elias partiu. E os mensageiros voltaram para ele; e ele lhes disse: Que há, que voltastes? E eles lhe disseram: Um homem saiu ao nosso encontro, e nos disse: Ide, voltai para o rei que vos mandou, e dizei-lhe: Assim diz o SENHOR: Porventura não há Deus em Israel, para que mandes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Portanto da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. E ele lhes disse: Qual era a aparência do homem que veio ao vosso encontro e vos falou estas palavras? E eles lhe disseram: Era um homem peludo, e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então disse ele: É Elias, o tisbita."
II Reis 1:1-8  

O rei Acazias era alguém conhecido pela sua infidelidade e por desviar toda a nação para longe do Deus vivo. Esta passagem mostra-nos que, apesar da maldade deste rei, Deus o continuava a amar. No v. 1, o reino de Moabe revolta-se contra Israel e causa a esta nação muito sofrimento. No v. 2, Acazias cai de uma altura considerável e fica bastante afectado pelo acidente. Este é um episódio que o assusta e ele teme pela sua vida. Como é que estas coisas negativas provam o amor de Deus? Como podemos continuar a crer em Deus quando coisas más acontecem? Neste caso estes acontecimentos eram oportunidades dadas por Deus para haver arrependimento. Assim, não apenas uma, mas duas vezes, o Senhor chama Acazias e o reino de Israel a voltarem a um relacionamento vivo, íntimo e permanente com Ele. Em vez de aproveitar estas oportunidades, Acazias resolve desperdiçá-las. Vemos que ele era um homem de fé, pois ele busca as respostas que precisa das bocas dos falsos deuses de uma nação estrangeira. As consequências para Acazias foram desastrosas. Deus usa o profeta Elias para lhe entregar uma corajosa mensagem de destruição. Apesar de ter a mão amorosa de Deus estendida na sua direcção, este homem morre só, preferindo enfrentar a eternidade sem Deus ao seu lado. O que é que você faz com as oportunidades que Deus lhe dá? Deus permite que certas coisas aconteçam e Ele quer que se aproxime mais Dele como consequência. Aproveite as oportunidades que Deus lhe dá! 

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).


Sem comentários:

Enviar um comentário