terça-feira, 9 de outubro de 2012

(Devocional) Por vós soou a Palavra - I Tess. 1:6-10

Terça-feira, 9 de Outubro de 2012
Leitura Bíblica Diária: I Tessalonissenses 1-5*

"E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo. De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedónia e Acaia. Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedónia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma; porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro, e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura."
I Tessalonissenses 1:6-10 

Paulo foi o fundador desta igreja em Tessalónica. Apesar de ter ficado lá menos de três semanas (Act. 17:1-9), Deus o usou para pregar e organizar o grupo de convertidos resultante de forma a que eles passaram a ser uma igreja local. Paulo escreve-lhes esta carta para os encorajar a continuar no caminho que eles haviam seguido. Nesta passagem Paulo recorda-se do seu breve ministério naquela cidade. Estes crentes haviam prontamente recebido a Palavra, apesar das muitas perseguições daí resultantes. Apesar das dificuldades, o testemunho de Cristo, neles e através deles, chegou a partes longínquas. Da adoração e serviço de ídolos, eles passaram a servir ao Deus vivo e verdadeiro (v. 9). Isto era tão real na vida deles que Paulo não precisava de o contar pelos outros lugares por onde ia passando. A conversão dos Tesalonicenses havia sido tão real que todos o conseguiam ver, e todos o comentavam. Isto é assim com muitos recém convertidos. Têm nova vida e vontade de falar de Cristo para todo o mundo. São vivos e alegres no seu relacionamento com Deus. A tragédia é que, muitas vezes isto passa. Assim, muitos tornam-se crentes resignados, apáticos que apenas falam de Cristo quando tem de ser e que não evidenciam muita diferença em relação ao mundo. Não era assim com estes crentes e não tem de ser assim connosco. Como ganhar vida na nossa caminhada? Cristo tem de Se tornar real para nós e devemos viver na expectativa de que Ele pode vir a qualquer momento (v. 10). 

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário