sexta-feira, 12 de outubro de 2012

(Devocional) A Depressão de Acabe - I Reis 21:1-4

Sexta-feira, 12 de Outubro de 2012
Leitura Bíblica Diária: I Reis 21-22*

"E sucedeu depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria. Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro. Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais. Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão."
I Reis 21:1-4  

Talvez porque ficava próxima do seu palácio, a vinha de Nabote era uma grande tentação para o rei Acabe. É possível que da sua janela ele a ficasse a cobiçar e a imaginar tudo o que poderia fazer, para seu prazer, se aquela propriedade fosse sua. Os desejos, então, passam da mente para o coração e, finalmente, já não nos imaginamos sem o objecto da nossa cobiça. O inimigo sabe destas verdades e faz disso a base de muitas das nossas tentações. O nosso Deus diz-nos para nos protegermos sendo agradecidos pelo que Ele nos dá e contentes com o que temos. Nabote recebe a proposta do rei, mas não está interessado. Ele recebeu aquela propriedade dos seus pais. Aquela vinha está na sua família há várias gerações. Nabote é respeitador das tradições e leis familiares. Para além disso, é o direito dele vender ou não vender o que é seu, seja quem for o interessado. Temos dois princípios em conflito. De um lado, o desejo profundo de Acabe. Do outro, o sentimento de dever familiar de Nabote. Quando dois princípios estão em confronto, deve ganhar aquele que é mais nobre e elevado, neste caso, a indisponibilidade em vender, de Nabote, deveria ter sido respeitada por Acabe. O rei Acabe termina esta parte da história em depressão (v. 4). Escutarmos apenas o nosso coração e os nossos desejos é uma estrada muito larga para a depressão. Devemos estar atentos para a voz do Senhor. Ainda por cima, Ele deseja sempre que estejamos próximos Dele.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário