quinta-feira, 25 de outubro de 2012

(Devocional) Melhor do que merecemos - II Reis 13:22-23

Quinta-feira, 25 de Outubro de 2012
Leitura Bíblica Diária: II Reis 11-15*

"E Hazael, rei da Síria, oprimiu a Israel todos os dias de Jeoacaz. Porém o SENHOR teve misericórdia deles, e se compadeceu deles, e tornou-se para eles por amor da sua aliança com Abraão, Isaque e Jacó, e não os quis destruir, e não os lançou ainda da sua presença."
II Reis 13:22-23  

Continuavam a tomar o trono de Israel reis que não andavam segundo a vontade do Senhor. Devido à desobediência e infidelidade, Deus havia permitido que, ao longo dos tempos, várias nações estrangeiras afligissem os israelitas. Nesta passagem vemos o Senhor a compadecer-se do povo, não porque eles se tivessem voltado para Ele em arrependimento, mas por Se ter lembrado do Seu concerto com Abraão, Isaac e Jacob. Quantas vezes é que o Senhor nos tem poupado por Sua misericórdia? Aprendemos nesta passagem que o bem que nos acontece, não se deve a nada que mereçamos, mas ao amor e misericórdia do Senhor. Como ficamos deprimidos quando os nossos planos não se realizam! Quando vemos os outros serem bem sucedidos e, aparentemente, não terem qualquer preocupação, é fácil ficarmos invejosos e ressentidos. Afinal de contas, será que Deus não vê que nós nos portamos melhor do que eles? Temos este tipo de pensamentos porque pensamos que merecemos estar bem. A verdade é que estamos sempre muito melhor do que merecemos. Somos pobres pecadores indignos que habitam um mundo criado por um grande e poderoso Deus. Se assim é, porque não somos destruídos? Aprendemos que, mesmo quando somos desobedientes, Deus escolhe, por vezes, poupar-nos às provações e repreensões. Como compreender este amor? “Mas Deus prova o Seu amor para connosco em que Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores.”  (Rom. 5:8). Demos graças ao Senhor!

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).        



Sem comentários:

Enviar um comentário