sábado, 6 de outubro de 2012

(Devocional) Uma ponte chamada misericórdia (Sl. 103:6-18)

Sábado, 6 de Outubro de 2012
Leitura Bíblica Diária: Salmos 101-105*

"O SENHOR faz justiça e juízo a todos os oprimidos. Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel. Misericordioso e piedoso é o SENHOR; longânimo e grande em benignidade. Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira. Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniquidades. Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce. Passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não será mais conhecido. Mas a misericórdia do SENHOR é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos; sobre aqueles que guardam a sua aliança, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprir."
Salmo 103:6-18  
O nosso pecado tem graves consequências. De cada vez que desobedecemos a Deus, mesmo quando não sabemos que o estamos a fazer, estamos a agir contra Deus. A lei universal é que todo o pecado tem de ser castigado e provoca culpa naquele que o comete. A forma que Deus arranjou para que pudéssemos ter comunhão com Ele, mesmo sendo pecadores, foi enviar o Seu Filho para levar sobre Si mesmo a nossa culpa e pagar o castigo que merecíamos pelo nosso pecado. Só temos comunhão com Deus porque Ele resolveu, através do sacrifício de Si mesmo, não nos tratar como os nossos pecados mereciam (v. 10). É por isso que a Sua misericórdia é imensa (v. 11). Misericórdia é quando alguém é poupado de um castigo que merece. Sempre que um pecador se arrepende e aceita como seu o sacrifício de Cristo, a misericórdia de Deus é evidenciada e aumentada. O céu, onde Deus habita com a Sua glória não tem nada a ver com a terra. Não há nada que os ligue, de tal forma a terra vive as consequências do pecado. A misericórdia de Deus é maior do que a distância que afasta a terra do céu. A misericórdia de Deus é a única ponte que consegue ligar os dois. Livre do castigo, os pecadores salvos por Deus podem viver verdadeiramente livres. O seu pecado é lavado e apagado pelo sangue de Jesus (v. 12).    

 Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário