domingo, 28 de outubro de 2012

(Devocional) Razões da nossa esperança - Tito 1:1-4

Domingo, 28 de Outubro de 2012
Leitura Bíblica Diária: Tito 1-3*

"Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade, em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos; mas a seu tempo manifestou a sua palavra pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador; a Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador."
Tito 1:1-4  

Tito tinha a importante tarefa de colocar em ordem as igrejas na ilha de Creta. O propósito da carta é dizer-lhe tudo o que ele deveria fazer e ensinar neste seu importante ministério. Nesta introdução, Paulo estabelece para Tito qual deveria ser a verdadeira motivação para a sua vida. Um cristão é quem é e faz o que faz devido à sua esperança. Em Cristo ressuscitado está depositada a nossa confiança. Esta não é a esperança vazia dos fanáticos. Ela está alicerçada em razões práticas. Em primeiro lugar, temos esperança porque o Deus em Quem confiamos não pode mentir. Deus é luz e é verdade. Se Ele nos promete a salvação eterna e o perdão dos pecados, então podemos confiar. Em segundo lugar (v. 3), o nosso Deus revelou-Se a nós. Isso é de um valor inestimável. Temos, nas sagradas páginas das nossas Bíblias, a perfeita revelação de um Deus perfeito. Não andamos às escuras, não vivemos na incerteza. Sabemos exactamente Quem Deus é e o que Ele espera de nós. Finalmente, Deus revelou-se-nos também na Pessoa de Jesus Cristo. No v. 3, Deus é o Salvador, no v. 4, Jesus é o Salvador. Isto é uma contradição? Não. A resposta óbvia: Jesus é o Todo-poderoso Deus. A nossa esperança não é vazia. Confiamos em Cristo! Ele é a razão do nosso viver.     

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).         

Sem comentários:

Enviar um comentário