Leitura Bíblica Diária: II Reis 16-20*
"E sucedeu que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá. Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias. E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai. Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã. No SENHOR Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele. Porque se chegou ao SENHOR, não se apartou dele, e guardou os mandamentos que o SENHOR tinha dado a Moisés. Assim foi o SENHOR com ele; para onde quer que saía se conduzia com prudência; e se rebelou contra o rei da Assíria, e não o serviu. Ele feriu os filisteus até Gaza, como também os seus termos, desde a torre dos atalaias até à cidade fortificada."
II Reis 18:1-8
Vemos aqui relatado o início do reinado do rei Ezequias, de Judá. O que os outros reis, apesar de fiéis a Deus, não haviam tido coragem de fazer, este, confiando no Senhor, não hesitou em realizar. Os altos, onde o povo oferecia devoção a outras divindades, foram finalmente destruídos (v. 4). Os seus antecessores, sabendo que era o que deveria ser feito, não o fizeram provavelmente com medo da reacção do povo. Deus pede-nos para fazer coisas que são impopulares e cujos resultados não controlamos. Isso é precisamente o que Ele espera de nós – confiança total. A fidelidade de Ezequias vê-se no facto de ele ter destruído a serpente de metal que Moisés havia feito para salvar o povo das consequências da sua desobediência. Sabendo a devoção que o povo tinha por Moisés, esta não deve ter sido uma tarefa fácil. Muitas pessoas haviam, com os anos, começado a fazer sacrifícios à serpente e até lhe deram um nome. Este episódio é, também para nós, um aviso. As pessoas haviam-se afeiçoado demais a uma coisa e passaram a olhar mais para um objecto do que para Deus. Nestes dias de materialismo, temos de nos acautelar para não cairmos no mesmo. O que é material é passageiro, não nos devemos afeiçoar demais às coisas que possuímos. Casas, carros, mobília, etc., podem, mesmo na vida de um crente, ocupar o lugar que pertence a Deus. Analisemos as nossas vidas e, se descobrirmos alguma coisa a que estamos a dar demasiada importância, peçamos perdão a Deus e voltemo-nos para Ele.
Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).
Sem comentários:
Enviar um comentário