quarta-feira, 17 de outubro de 2012

(Devocional) Qualificações - I Tim. 3:8-13

Quarta-feira, 17 de Outubro de 2012
Leitura Bíblica Diária: I Timóteo 1-5*

"Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; guardando o mistério da fé numa consciência pura. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus."
I Timóteo 3:8-13  

Nesta parte do livro, Paulo sobre a conduta na igreja. Depois de apresentar as qualificações para alguém ser o pastor da igreja, o apóstolo dá agora as qualificações para as pessoas que ocuparem o lugar de diáconos na igreja. Apesar da palavra diácono querer dizer servo, esta é uma posição específica nas igrejas que tinha como objectivo fazer todo o trabalho que fosse preciso para libertar aos pastores o tão necessário tempo para a Palavra e oração. As características apresentadas são de carácter social, espiritual e familiar. Ainda, deveriam ser pessoas com experiência comprovada (v. 10). Salta à vista, quer nas qualificações para pastor, como nas qualificações para diácono, a importância que Deus dá à família. O v. 11 diz-nos que o ministério de um diácono pode ser muito influenciado pelas atitudes e comportamentos da sua esposa. O que é interessante é que o v. 12 não oferece ao diácono fórmulas de correcção ou crítica do marido para com a esposa. As palavras seguintes são “Os diáconos sejam maridos de uma mulher”. A forma dada por Deus para os maridos manterem filhos e famílias em ordem é, em primeiro lugar, o seu amor e fidelidade à sua esposa. A família é uma instituição dada por Deus com o objectivo de dar aos homens um exemplo do relacionamento entre Cristo e a igreja. Esse relacionamento estará em ordem quanto mais a sério o marido encarar o seu papel dado por Deus. Se Deus julgar hoje a forma como você está a encarar o seu papel familiar, qual seria o veredicto?  

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário