quinta-feira, 18 de outubro de 2012

(Devocional) A morte de um santo - Salmo 116:10-19

Quinta-feira, 18 de Outubro de 2012
Leitura Bíblica Diária: Salmos 116-118*

"Cri, por isso falei. Estive muito aflito. Dizia na minha pressa: Todos os homens são mentirosos. Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR. Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo. Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos. O SENHOR, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva; soltaste as minhas ataduras. Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do SENHOR. Pagarei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo, nos átrios da casa do SENHOR, no meio de ti, ó Jerusalém. Louvai ao SENHOR."
Salmo 116:10-19 

Aqui temos o testemunho de alguém que esteve perdido e que encontrou a salvação presente em Deus (v. 10). Não existe maior gratidão do que aquela de alguém que foi salvo do fosso eterno, que se tornou filho de Deus, depois de ter sido filho da perdição. O salmista diz que a melhor forma de retribuirmos, um pouco, apenas um pouco, de tudo o que recebemos de Deus é aceitando a salvação que Ele nos oferece (v. 13). Mesmo assim nem isso é algo que fazemos, é apenas aceitar algo que é feito por nós. A palavra santo (v. 15) significa separado. Assim, todos os que já aceitaram o caminho de salvação, são feitos santos. A morte de um santo é algo precioso para Deus. Quando um santo morre ele vai logo para a presença de Deus, aguardar pela ressurreição do seu corpo imortal. Deus não permite que os seus santos vejam a corrupção. Porque sabemos tudo isto, também devemos estar conscientes que o testemunho da verdade sobre Deus é um privilégio apenas reservado para os santos (v. 18). Por vezes deixamo-nos enganar com pensamentos que a nossa fé é algo pessoal e que não devemos impô-la a outros. A tragédia é quando esses pensamentos nos impedem de testemunhar publicamente. Para além do testemunho, a certeza da vida para além da morte deve levar-nos sempre a entregarmos a Deus sacrifícios de louvor (v. 17). Deus quer ouvir, nas nossas orações, os nossos agradecimentos e louvores.              

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).       

1 comentário:

  1. Obrigado pelos seus Devocionais Pastor. Daqui a duas semanas vou ai ao Algarve e vou voltar a visitar a IBEV. Que Deus o abencoe.

    ResponderEliminar