sexta-feira, 5 de outubro de 2012

(Devocional) Crescer em unidade - Colossenses 1:1-2

Sexta-feira, 5 de Outubro de 2012
Leitura Bíblica Diária: Colossenses 1-4*

"Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e irmãos fiéis em Cristo, que estão em Colossos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo."
Colossenses 1:1-2

A carta aos Colossenses tem como objectivo principal defender a divindade de Cristo. Colossos estava a ser atingida pela falsidade do gnosticismo cujo erro principal era afirmar que Jesus Cristo não podia ser Deus. É por isso que temos nesta carta a afirmação mais categórica da divindade de Jesus (2:9). Esta carta é também um encorajamento à maturidade espiritual. Finalmente, Paulo aproveita para dar conta dos últimos acontecimentos no seu ministério e faz alguns pedidos de oração a estes crentes. Paulo apresenta-se como, “apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus”. Os apóstolos eram as testemunhas oculares da ressurreição. Os apóstolos eram aqueles que tinham dons especiais e específicos que lhes foram dados para a implantação das primeiras igrejas. Apesar do ofício que lhe conferia autoridade, Paulo diz estar acompanhado pelo “irmão Timóteo”. Ele era o pai na fé de Timóteo, mas considera-se seu irmão. Em Cristo somos um. Eis aqui exemplificada a união que deve existir entre todos os crentes. O v. 2 diz-nos que Paulo dirige a carta aos “santos e irmãos”. Mais uma vez, o apóstolo alerta para a unidade que deve haver no seio de uma igreja local. O crescimento que se espera numa igreja é o crescimento dos seus membros como um todo. Deus nos livre das divisões, invejas, falta de amor e todas as outras pragas que afligem demasiadas igrejas. Hoje é um bom dia para colocarmos a nós mesmos a pergunta: que mais posso fazer para promover a união com os demais membros da minha igreja? 

 Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário