terça-feira, 6 de novembro de 2012

(Devocional) Ainda assim - Joel 2:12-17

Terça-feira, 6 de Novembro de 2012
Leitura Bíblica Diária: Joel 1-3*

"Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o SENHOR vosso Deus? Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembleia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recámara, e a noiva do seu aposento. Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?"
Joel 2:12-17  

Hoje lemos o livro do profeta Joel. Este livro parece ter sido escrito após uma série terrível de acontecimentos destrutivos (1:4). Grandes calamidades haviam-se abatido sobre a terra trazendo fome e miséria a todo o povo. O profeta aproveita estes tristes eventos para proclamar a mensagem que lhe tinha sido dada por Deus. Ele anuncia que, por muito maus que pareçam os acontecimentos presentes, os que estão por vir serão ainda muito piores. Ele aconselha o povo a prestar atenção ao sofrimento presente para poderem evitar o julgamento do Dia do Senhor. É neste contexto que ele diz, “Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim”. Por vezes pensamos que a nossa vida é tão confusa e que temos imensas coisas que resolver. Concordamos que não estamos bem com Deus, mas temos coisas mais importantes em que pensar. Dizemos que quando tivermos tudo “em ordem”, quando as coisas estiverem organizadas, então nos voltaremos para as coisas de Deus. Não é assim que as coisas funcionam. É precisamente da forma oposta. É quando temos coisas a resolver, problemas que nos ultrapassam e pecados que nos consomem, que devemos buscar a Deus de todo o nosso coração. Deus não quer apenas uma mudança do exterior. Ele não está interessado em que façamos as coisas certas. Ele quer o nosso coração. O profeta manifesta (v. 17) a sua tristeza pelos desvios do povo. É muito triste quando os filhos de Deus não vivem a vida que poderiam viver.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário