quinta-feira, 15 de novembro de 2012

(Devocional) A importância dos sentinelas - Amós 7:1-9

Quinta-feira, 15 de Novembro de 2012
Leitura Bíblica Diária: Amós 6-9*

"O SENHOR DEUS assim me fez ver, e eis que ele formava gafanhotos no princípio do rebento da erva seródia, e eis que era a erva seródia depois de findas as ceifas do rei. E aconteceu que, tendo eles comido completamente a erva da terra, eu disse: Senhor DEUS, perdoa, rogo-te; quem levantará a Jacó? pois ele é pequeno. Então o SENHOR se arrependeu disso. Não acontecerá, disse o SENHOR. Assim me mostrou o Senhor DEUS: Eis que o Senhor DEUS clamava, para contender com fogo; este consumiu o grande abismo, e também uma parte da terra. Então eu disse: Senhor DEUS, cessa, eu te peço; quem levantará Jacó? pois é pequeno. E o SENHOR se arrependeu disso. Nem isso acontecerá, disse o Senhor DEUS. Mostrou-me também assim: e eis que o Senhor estava sobre um muro, levantado a prumo; e tinha um prumo na sua mão. E o SENHOR me disse: Que vês tu, Amós? E eu disse: Um prumo. Então disse o Senhor: Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo Israel; nunca mais passarei por ele. Mas os altos de Isaque serão assolados, e destruídos os santuários de Israel; e levantar-me-ei com a espada contra a casa de Jeroboão."
Amós 7:1-9  

Esta passagem é muito interessante. Nela vemos uma importante parte do ministério de Amós. Deus mostra-lhe o que estava prestes a fazer ao povo em consequência dos seus pecados. Na primeira vez, Deus revela-lhe que iria enviar uma grande praga de gafanhotos. Amós intercede pelo povo. Como escapariam eles de tão grande crise? De seguida Deus mostra-lhe que iria usar fogo para julgar a terra. Mais uma vez vemos o profeta a pleitear com Deus pelo seu povo. De ambas as vezes Deus escuta a oração de Amós e decide mudar o Seu julgamento. A primeira coisa que é interessante é que vemos Amós interceder por um povo que o tinha rejeitado e desprezado. Aprendemos que não devemos orar só pelos nossos amigos. O Senhor Jesus ensina-nos a orar pelos nossos inimigos. Também nós conhecemos o grave castigo que pende sobre as cabeças de todos à nossa volta que ainda não se arrependeram. Podemos e devemos orar por aqueles que ainda não se salvaram. Este ministério de intercessão é algo que pode ser exercido por todos. Nem todos terão a energia para correr e saltar. Não será a todos que serão dadas capacidades para pregar e anunciar. Mas todos, em qualquer situação, podem interceder em oração pelas outras pessoas. Nesta passagem muitos foram poupados devido à intercessão de um só homem. Todos podemos ser intercessores a favor dos nossos amigos e inimigos, das nossas famílias, das nossas igrejas e da nossa nação.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário