sexta-feira, 9 de novembro de 2012

(Devocional) A origem das vitórias - Amós 2:9-16

Sexta-feira, 9 de Novembro de 2012
Leitura Bíblica Diária: Amós 1-5*

"Todavia eu destruí diante dele o amorreu, cuja altura era como a altura dos cedros, e que era forte como os carvalhos; mas destruí o seu fruto por cima, e as suas raízes por baixo. Também vos fiz subir da terra do Egito, e quarenta anos vos guiei no deserto, para que possuísseis a terra do amorreu. E dentre vossos filhos suscitei profetas, e dentre os vossos jovens nazireus. Não é isto assim, filhos de Israel? diz o SENHOR. Mas vós aos nazireus destes vinho a beber, e aos profetas ordenastes, dizendo: Não profetizareis. Eis que eu vos apertarei no vosso lugar como se aperta um carro cheio de feixes. Assim perecerá a fuga ao ágil; nem o forte corroborará a sua força, nem o poderoso livrará a sua vida. E não ficará em pé o que maneja o arco, nem o ligeiro de pés se livrará, nem tampouco se livrará o que vai montado a cavalo. E o mais corajoso entre os fortes fugirá nu naquele dia, diz o SENHOR."
Amós 2:9-16 

Entramos hoje noutro dos chamados “profetas menores”. O ministério deste profeta é fascinante e é um bom exemplo do chamado divino. Amós era um simples agricultor que Deus chama e capacita para levar a Sua mensagem a Israel, o reino do norte. Nesta altura os judeus estavam divididos em dois reinos, Judá e Israel. Mesmo sendo de Judá Amós é guiado por Deus para ir pregar a Israel. Ele começa esta passagem por lembrar algumas das maiores vitórias do povo de Deus. Deus os havia guiado em grandes vitórias militares e sustentado a sua peregrinação de quarenta anos pelo deserto. No entanto as grandes vitórias são perigosas se nos esquecermos de Quem está por detrás delas. Grandes vitórias sem reconhecimento de Deus apenas geram orgulho e presunção. Era o que estava a acontecer. Convencidos que nunca seriam derrotados e que haviam ganho a sua terra para sempre, os judeus envolveram-se em grande idolatria e desrespeito pelo seu Deus. Chegaram ao ponto de desafiar completamente ao Senhor desprezando a Sua lei e proibindo os profetas de pregarem (v. 12). Deus quer que eles saibam que, apesar de se acharem muito fortes, que Ele os iria apertar da mesma forma que se aperta um carro carregado com feixes de trigo (v. 13). A palha, se estiver solta, incha e enche-se de ar. Alguém com força e uma corda facilmente a abate e aperta. Quão pequenos somos nós perante o Deus dos Céus!       

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    



Sem comentários:

Enviar um comentário