sábado, 10 de novembro de 2012

(Devocional) Fazermos os nossos pedidos conhecidos - 1Cr. 4:1-10

Sábado, 10 de Novembro de 2012
Leitura Bíblica Diária: I Crónicas 1-5*

"Os filhos de Judá foram: Perez, Hezrom, Carmi, Hur, e Sobal. E Reaías, filho de Sobal gerou a Jaate, e Jaate gerou a Aumai e a Laade; estas são as famílias dos zoratitas. E estes foram os filhos do pai de Etã: Jizreel, Isma e Idbas; e era o nome de sua irmã Hazelelponi. E mais Penuel, pai de Gedor, e Ezer, pai de Husá; estes foram os filhos de Hur, o primogênito de Efrata, pai de Belém. E tinha Asur, pai de Tecoa, duas mulheres: Helá e Naará. E Naará deu à luz a Auzão, e a Hefer, e a Temeni, e a Haastari; estes foram os filhos de Naará. E os filhos de Helá: Zerete, Izar e Etnã. E Coz gerou a Anube e a Zobeba e as famílias de Aarel, filho de Harum. E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido."
I Crónicas 4:1-10  

Esta é a genealogia de Judá. Parece haver nesta genealogia um cuidado e a inserção de pormenores que nas outras não vemos. Isso acontece porque pela altura em que são compilados estes registos, o povo continuava a confiar na Palavra de Deus de que seria pela tribo de Judá que Deus enviaria o Salvador esperado. As promessas de Deus, por mais que pareçam demorar, são certas e devem ser amadas e respeitadas. Nesta genealogia encontramos a famosa oração de Jabez. Muitos baseiam-se nesta oração para ensinarem falsas prosperidades. A riqueza de Jabez não estava na sua oração. Ainda antes de fazer os seus pedidos a Deus, a Bíblia diz-nos que ele invocou o Deus de Israel. Não adianta fazer pedidos a um Deus que não é o nosso Deus. Não podemos invocar Quem não estamos dispostos a servir. Não podemos invocar Alguém cuja vontade não respeitamos. Jabez fez do Deus de Israel o seu Deus. Muitos acreditam que as palavras certas, ditas no momento certo, obrigam Deus a responder. Jabez não acreditava nisso. O princípio mais importante que tiramos daqui é que devemos fazer conhecidos os nossos pedidos diante de Deus. Devemos abrir-nos com o nosso Deus e estar dispostos a escutar e aceitar aquilo que Ele nos disser. A oração de Jabez parece incompleta, interrompida. Jabez orou e esperou, disposto a aceitar a resposta de Deus. O nosso Deus responde às orações. Sempre obtemos resposta do Senhor. Não poderemos agradecer a resposta se não orarmos. Façamos conhecidos os nossos pedidos diante de Deus.           

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário