domingo, 18 de novembro de 2012

(Devocional) Orgulho - Obadias 1:1-9

Domingo, 18 de Novembro de 2012
Leitura Bíblica Diária: Obadias 1*

"Visão de Obadias: Assim diz o Senhor DEUS a respeito de Edom: Temos ouvido a pregação do SENHOR, e foi enviado aos gentios um emissário, dizendo: Levantai-vos, e levantemo-nos contra ela para a guerra. Eis que te fiz pequeno entre os gentios; tu és muito desprezado. A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derrubará em terra? Se te elevares como águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o SENHOR. Se viessem a ti ladrões, ou assaltantes de noite (como estás destruído!), não furtariam o que lhes bastasse? Se a ti viessem os vindimadores, não deixariam algumas uvas? Como foram rebuscados os bens de Esaú! Como foram investigados os seus tesouros escondidos! Todos os teus confederados te levaram até a fronteira; os que gozam da tua paz te enganaram, prevaleceram contra ti; os que comem o teu pão puseram debaixo de ti uma armadilha; não há nele entendimento. Porventura não acontecerá naquele dia, diz o SENHOR, que farei perecer os sábios de Edom, e o entendimento do monte de Esaú? E os teus poderosos, ó Temã, estarão atemorizados, para que do monte de Esaú seja cada um exterminado pela matança."
Obadias 1:1-9  

Este é o menor dos profetas menores. Em apenas um capítulo Deus entrega a Edom a profecia quanto ao seu futuro. Esta nação era aparentada com Israel. Os edomitas eram os descendentes de Esaú, o outro filho de Isaac e Rebeca. Quando este livro foi escrito Edom era um dos mais prósperos reinos que existiam. A capital de Edom era Petra, na actual Jordânia. Era uma cidade encravada nas rochas e num desfiladeiro de difícil acesso. Sob o ponto de vista militar era inacessível. Esta cidade ficava situada na confluência de importantes rotas comerciais. Gozando do facto de não ser facilmente conquistável e das imensas riquezas do seu comércio, os edomitas desenvolveram um profundo orgulho. Eles eram imbatíveis. Nada lhes era negado. Eles tinham todas as coisas e nada nem ninguém poderia alterar esta situação. A profecia de Obadias traz más notícias para os edomitas. Deus não apreciava o orgulho deles e eles não eram imbatíveis. Não há ninguém que possa escapar do julgamento de Deus, mesmo que faça a sua habitação nas mais altas montanhas. Só Deus poderia escrever um livro assim. Quando um povo estava no auge da sua força e sucesso, Deus anuncia a sua completa destruição. A verdade é que não fomos criados para sermos independentes. Deus criou-nos como criaturas dependentes do Criador. A profecia de Obadias cumpriu-se na sua totalidade. Pouco depois eles foram conquistados por uma nação estrangeira e este povo foi completamente destruído.    

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário