segunda-feira, 5 de novembro de 2012

(Devocional) Se pudesse voltar atrás... - II Reis 24:1-7

Segunda-feira, 5 de Novembro de 2012
Leitura Bíblica Diária: II Reis 21-25*

Nos seus dias subiu Nabucodonosor, rei de Babilónia, e Jeoiaquim ficou três anos seu servo; depois se virou, e se rebelou contra ele. E o SENHOR enviou contra ele as tropas dos caldeus, as tropas dos sírios, as tropas dos moabitas e as tropas dos filhos de Amom; e as enviou contra Judá, para o destruir, conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministério de seus servos, os profetas. E, na verdade, conforme o mandado do SENHOR, assim sucedeu a Judá, para o afastar da sua presença por causa dos pecados de Manassés, conforme tudo quanto fizera. Como também por causa do sangue inocente que derramou; pois encheu a Jerusalém de sangue inocente; e por isso o SENHOR não quis perdoar. Ora, o mais dos atos de Jeoiaquim, e tudo quanto fez, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Judá? E Jeoiaquim dormiu com seus pais; e Joaquim, seu filho, reinou em seu lugar. E o rei do Egito nunca mais saiu da sua terra; porque o rei de Babilônia tomou tudo quanto era do rei do Egito, desde o rio do Egito até ao rio Eufrates."
II Reis 24:1-7  

Esta é a primeira referência ao rei Nabucodonosor. Apesar de ser rei da Babilónia, este rei foi profundamente usado por Deus. Apesar da maioria dos governos da terra não o saber ou reconhecer, é Deus coloca e demite todos os governantes. Não há ninguém que esteja num lugar de eminência sem a permissão de Deus. Neste caso, Nabucodonosor estava a cumprir a justiça de Deus. Israel tinha-se desviado por completo dos caminhos de Deus. Em vez de confiarem no Senhor, a confiança deles estava agora nos ídolos e nos exércitos. Por exemplo, muitos judeus viviam descansados nos seus erros, porque pensavam que, com a protecção do Egipto, nunca ninguém lhes poderia fazer mal. Deus tinha usado o ministério do profeta Jeremias para avisar o rei Jeoaquim. O Senhor tinha dito o que fazer e quando fazê-lo. Em vez de obedecer a Deus, Jeoaquim maltratou o Seu profeta. Agora, ele desejava ter escutado, mas era tarde de mais. O v. 3, diz-nos que o que estava a acontecer era por causa dos pecados de Manassés. Várias gerações já tinham passado desde aquele rei, mas Deus havia pacientemente esperado pela conversão do povo. O próprio Manassés havia-se arrependido no final, mas o povo não. O nosso Deus é amoroso e paciente, devemos escutá-Lo enquanto temos tempo. Deus está no controlo de todas as coisas. A nossa confiança, tantas vezes mal colocada, deve estar apenas Nele. O grande Egipto, em quem muitos confiavam, caiu nas mãos de Nabucodonosor (v. 7). Em quem confiamos?

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

1 comentário:

  1. Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.

    Salmos 125:1

    ResponderEliminar