Leitura Bíblica Diária: Lucas 2-5*
"E, estando o povo em expectação, e pensando todos de João, em seus corações, se porventura seria o Cristo, respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele tem a pá na sua mão; e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga. E assim, admoestando-os, muitas outras coisas também anunciava ao povo. Sendo, porém, o tetrarca Herodes repreendido por ele por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe, e por todas as maldades que Herodes tinha feito, acrescentou a todas as outras ainda esta, a de encerrar João num cárcere."
Lucas 3:15-20
Estamos aqui no centro do ministério de João Baptista. Este era o precursor anunciado por Isaías que haveria de vir aplainar o caminho para a vinda do Messias. O povo, vendo o poder do ministério do Baptista, começa logo a perguntar-se se ele não seria o Messias esperado. João Baptista, numa grande lição de humildade, diz-lhes não olhem para mim, olhem para Ele. O baptismo de João não era senão o anúncio do verdadeiro baptismo. A morte de Jesus na cruz abriu caminho para a vinda do Espírito Santo sobre todos os que crêem. Muito fazem das palavras “com o Espírito Santo e com fogo” muito mais do que o que querem dizer. João Baptista estava apenas a anunciar o que aconteceu posteriormente no dia de Pentecostes em que o Espírito desceu visivelmente sobre a igreja na forma de línguas de fogo. A partir daquele dia, todos os que crêem são habitados pelo Espírito Santo. Todo aquele que se converte dos seus pecados a Cristo, recebe, como penhor, a presença do próprio Deus, na Pessoa do Espírito Santo. Só é salvo aquele que tem o Espírito Santo. Temos o Espírito porque o Cristo anunciado veio, tal como João Baptista anunciou. O Messias é o próprio Deus, juiz de toda a terra, que oferece a todos a salvação para que ninguém seja condenado ao “fogo que nunca se apaga” (v. 17). João Baptista foi um exemplo de fidelidade a Deus, anunciado sempre a Palavra mesmo com prejuízo da sua própria vida.
Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).
Sem comentários:
Enviar um comentário