terça-feira, 20 de novembro de 2012

(Devocional) A expansão do reino - I Crónicas 18:1-8

Terça-feira, 20 de Novembro de 2012
Leitura Bíblica Diária: I Crónicas 16-20*

"E depois disto aconteceu que Davi derrotou os filisteus, e os sujeitou; e tomou a Gate, e os lugares da sua jurisdição, da mão dos filisteus. Também derrotou os moabitas; e os moabitas ficaram por servos de Davi, pagando tributos. Também Davi derrotou a Hadar-Ezer, rei de Zobá, junto a Hamate, quando ele ia estabelecer o seu domínio sobre o rio Eufrates. E Davi lhe tomou mil carros, e sete mil cavaleiros, e vinte mil homens de pé; e Davi jarretou todos os cavalos dos carros; porém reservou deles para cem carros. E vieram os sírios de Damasco a socorrer a Hadar-Ezer, rei de Zobá; porém Davi feriu dos sírios vinte e dois mil homens. E Davi pós guarnições na Síria de Damasco, e os sírios ficaram por servos de Davi, pagando-lhe tributo; e o SENHOR guardava a Davi, por onde quer que ia. E Davi tomou os escudos de ouro, que tinham os servos de Hadar-Ezer, e os trouxe a Jerusalém. Também de Tibate, e de Cum, cidades de Hadar-Ezer, tomou Davi muitíssimo cobre, de que Salomão fez o mar de cobre, e as colunas, e os utensílios de cobre."
I Crónicas 18:1-8  

Nesta passagem vemos um pouco da expansão do reino de David. Aqui podemos também ver alguns elementos da expansão do reino de Deus entre nós. Sabemos, como é óbvio, que o reino de Jesus apenas será estabelecido pelo Próprio aquando do Seu regresso. No entanto, devemos trabalhar, tal como Ele nos ordenou, para que o número dos que O servem aumente mais e mais. Em primeiro lugar vemos aqui uma expansão territorial. Israel não ocupava ainda (nem nunca ocupou) todo o território que Deus lhe havia prometido. Contra todas as previsões, David continuava a conquistar e a manter terra. Esta expansão era, também, uma expansão material (v. 4). À medida que iam caindo os seus inimigos, David ia tomando para si riquezas fabulosas. Para além de riquezas para si e para o seu povo, a expansão de Israel viu-se, também, na esfera da influência. O poderoso reino da Síria era agora tributário de Israel. O que fazer com o território, riqueza e influência conquistados? Deve haver o cuidado para que as bênçãos de Deus não nos corrompam o coração. Isso acontece quando tiramos Deus do Seu devido lugar, e preferimos, em vez de Deus, honrar os bens que Deus nos dá. No v. 8, vemos que grande parte das riquezas conquistadas foram usadas para a glória de Deus. Que as igrejas locais, os missionários e todos os crentes aprendam estas lições acerca de como lidar com as vitórias recebidas da mão de Deus.  

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário