Leitura Bíblica Diária: I Crónicas 6-10*
"E Ner gerou a Quis, e Quis gerou a Saul; e Saul gerou a Jônatas, a Malquisua, a Abinadabe, e a Esbaal. E filho de Jônatas foi Meribe-Baal; e Meribe-Baal gerou a Mica. E os filhos de Mica foram: Pitom, Meleque, Tareá, e Acaz. E Acaz gerou a Jeoada; e Jeoada gerou a Alemete, e a Azmavete, e a Zinri; e Zinri gerou a Moza, e Moza gerou a Bineá, cujo filho foi Rafa, de quem foi filho Eleazá, cujo filho foi Azel. E teve Azel seis filhos, e estes foram os seus nomes: Azricão, Bocru, Ismael, Searias, Obadias, e Hanã; todos estes foram filhos de Azel. E os filhos de Ezeque, seu irmão: Ulão, seu primogênito, Jeús o segundo e Elifelete o terceiro. E foram os filhos de Ulão homens heróis, valentes, e flecheiros destros; e tiveram muitos filhos, e filhos de filhos, cento e cinquenta; todos estes foram dos filhos de Benjamim."
I Crónicas 8:33-40
Este capítulo é dedicado à descrição dos descendentes da tribo de Benjamim. Esta descrição é reforçada devido ao facto de Saúl, o primeiro rei de Israel, fazer parte desta tribo. A história de Saúl é uma triste história de alguém que se auto destrói por se ter afastado progressivamente dos caminhos do Senhor. Mais uma vez, podemos aprender com os nomes que são aqui mencionados. Nos nomes que são escolhidos para os filhos e descendentes de Saúl, encontramos nomes dos ídolos que Deus havia ordenado que os filhos de Israel se afastassem. Esbaal e Meribe-Baal são apenas dois exemplos. Os israelitas levavam muito a sério os nomes escolhidos para os seus filhos. Ao longo de toda a Bíblia vemos que o significado dos nomes era valorizado e, até, usado por Deus para chamar para o ministério. O Próprio Deus mudava os nomes das pessoas para os adequar à vida que tinha planeado para elas (Abraão, Sara, Pedro, Paulo, etc.). Aqui vemos como Saúl escolheu nomes de deuses falsos para os seus filhos. Este grande desvio de Saúl começou com um primeiro passo de desobediência, com um primeiro incidente de pecado não confessado, com apenas um dia de não consultar a vontade do Senhor. Não nos imaginamos a adorar falsos deuses, nem envolvidos com cultos demoníacos. No entanto, caminhamos nessa direcção sempre que nos deixamos afastar de Deus. Se se consegue lembrar de algum tempo em que esteve mais próximo de Deus do que está hoje, é para lá que deve voltar.
Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).
Sem comentários:
Enviar um comentário