Leitura Bíblica Diária: Miqueias 1-5*
"Ai daqueles que nas suas camas intentam a iniquidade, e maquinam o mal; à luz da alva o praticam, porque está no poder da sua mão! E cobiçam campos, e cobiçam casas, e arrebatam-nas; assim fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança. Portanto, assim diz o SENHOR: Eis que projeto um mal contra esta família, do qual não tirareis os vossos pescoços, e não andareis tão altivos, porque o tempo será mau. Naquele dia se levantará sobre vós um provérbio, e se lamentará pranto lastimoso, dizendo: Nós estamos inteiramente desolados; a porção do meu povo ele a troca; como me despoja! Tira os nossos campos e os reparte! Portanto, não terás tu na congregação do SENHOR quem lance o cordel pela sorte."
Miqueias 2:1-5
Deus usou o profeta Miqueias para informar o povo de que Ele estava atento à sua desobediência e que esta Lhe não era indiferente. Deus estava perfeitamente consciente de todos os desvios e iniquidade que residiam no coração do povo.Esta era uma nação que havia sido especialmente escolhida, preservada e amparada por Deus para que o Seu nome e misericórdia fossem conhecidos na terra. Em vez disso o povo havia-se desviado de tal forma do Senhor que, como Ele diz na nossa passagem, imaginavam males à noite para fazerem durante o dia. Quando o ser-humano, seja ele quem for, chega a este ponto de indiferença quanto a Deus, Deus não o tolera por muito tempo. O profeta identifica a causa da iniquidade do povo. A sua cobiça. Mais uma vez o Senhor nos ensina que o coração, e o que lá se passa, é a fonte de todos os males. Se guardarmos o nosso coração, purificando-o constantemente com a Palavra, conseguimos fazer a vontade de Deus nas nossas vidas. Deus não iria tolerar durante muito mais tempo o orgulho do povo. A chave para a felicidade é compreendermos que Deus é sobre nós e, voluntariamente, nos submetermos a Ele. Mais uma vez o povo iria ser julgado pela sua desobediência, apesar de todos os avisos feitos pelo Deus de amor.
Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).
Sem comentários:
Enviar um comentário